Novidades ESG

WEG – A catarinense WEG anuncia parceria com a Statkraft, empresa líder em energia hidrelétrica internacionalmente e a maior geradora de energia renovável da Europa. A empresa norueguesa, com sede no Brasil em Florianópolis (SC), vai trabalhar, com a WEG, no fornecimento e instalação de um aerogerador no Complexo Eólico Brotas de Macaúbas, Bahia.

O equipamento é resultado desta parceria, assinada com a Petrobras, para o desenvolvimento do primeiro aerogerador onshore desse porte e que está sendo fabricado no Brasil. A previsão é que o aerogerador esteja em operação no final do primeiro semestre de 2024.

A WEG tem investido para diversificar sua linha de produtos e soluções com foco em descarbonização. Recentemente a companhia divulgou investimentos que permitirão expandir a sua participação em negócios de eletrificação e energias renováveis em mercados estratégicos.

AUREN – A Auren Energia informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que, por meio de sua controlada Auren Comercializadora de Energia Ltda., a companhia e a Telefônica Brasil S/A. (Vivo), firmaram acordo de investimento para a constituição de uma joint-venture focada na comercialização de soluções customizadas em energia em todo o Brasil. A nova empresa reunirá a experiência de duas marcas-chave em seus segmentos: a Auren, referência em geração de energia renovável, e a Vivo, destaque no mercado brasileiro de telecomunicações e oferecimento de serviços digitais.

Ao associar o know-how da Auren na geração e comercialização de energia à capacidade de distribuição em escala da Vivo, a joint-venture pretende se posicionar no mercado livre de energia do Brasil, cuja abertura vem sendo implementada de forma gradativa e, a partir de janeiro de 2024, estará acessível a clientes do setor empresarial ligados à rede de alta tensão com demanda inferior a 500 kW.

SUZANO – A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, investirá mais de R$ 52 milhões, junto com parceiros, em programas de geração de renda formalizados neste ano de 2023 e com resultados previstos até 2025. As iniciativas deverão beneficiar mais de 87 mil pessoas nos territórios de atuação da empresa. Do montante, a ser desembolsado até 2025, a Suzano fará o aporte de mais de R$ 15 milhões, total que não inclui outros projetos sociais mantidos pela companhia.

Entre os parceiros estratégicos estão o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Sebrae-SP, a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), a USAID (A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), a Sofidel e o Instituto Coca Cola Brasil. Os projetos visam desde o fortalecimento do extrativismo sustentável e a agricultura familiar até o impulsionamento do empreendedorismo local e a capacitação de pessoas para o mercado de trabalho.

Mercado de Carbono

A Câmara dos Deputados aprovou, no encerramento das atividades legislativas do ano, projeto de lei que regulamenta o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE), o popularmente conhecido Mercado de Carbono. A matéria agora precisa de aprovação do Senado.

O texto da Câmara prevê atingir companhias que emitam mais de 10 mil toneladas de gases do efeito estufa (GEE) por ano.

AGENDA

Guia DDDH – As organizações que pretendem implantar o Guia Prático – Devida Diligência em Direitos Humanos: Ferramentas para Implementação nas Empresas, em 2024, poderão baixar o texto direto do site do Instituto Ethos: https://www.ethos.org.br/cedoc/guia-pratico-devida-diligencia-em-direitos-humanos-ferramentas-para-implementacao-nas-empresas/

Conexões. Que venha 2024!

Sustentar as atuais e estabelecer novas conexões é a parte mais importante do nosso trabalho. É através destas que vamos criando sinapses e fortalecendo o foco.

Neste ano criamos, e recriamos, novas ferramentas e caminhos no Portal Acionista para que o nosso leitor seja um agente privilegiado da História, nesses tempos de mudanças e transformações por que passa todo o planeta.

A todos os que nos responderam afirmativamente neste 2023, e aos que virão se juntar a nós em 2024, desde já agradecemos a interação, o prestígio dos page views e as ideias para que possamos construir um mercado mais forte e cheio de oportunidades para todos. Que venha o Ano Novo com redobradas esperanças.      

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.