NOVIDADES ESG

AUREN – A Auren Energia iniciou no dia 3 deste mês a operação comercial da Usina Fotovoltaica Sol do Piauí (UFV Sol do Piauí), conforme o cronograma e orçamento previstos e anteriormente informados ao mercado(em agosto de 2022).

Esta usina está localizada no município de Curral Novo do Piauí (PI), e compartilha infraestrutura de conexão ao sistema elétrico de transmissão com o complexo eólico Ventos do Piauí I, que possui capacidade instalada de 206 MW.

A entrada em operação comercial da Sol do Piauí adiciona 48 MW de capacidade instalada ao portfólio da companhia.

PLÁSTICO – Em três anos, a Edenred (marca global e digital de serviços de meios de pagamento) apoiou a reciclagem de um volume de plástico superior a 16 milhões de cartões. A iniciativa é viabilizada em parceria com a eureciclo, startup que realiza todo o processo e certifica a logística reversa de embalagens e materiais pós-consumo, por meio da compensação ambiental.

“Com a parceria, reforçamos nosso apoio à cadeia de reciclagem no Brasil, buscamos aumentar a eficiência da coleta de resíduos, o descarte correto e o reaproveitamento dos materiais, além de gerar um aumento de cerca de 11% na renda dos catadores”, diz Alaor Aguirre, VP da Edenred Brasil.

TRANSFORMA – O Movimento Plástico Transforma (MPT) irá reutilizar o material de 500 mil copinhos plásticos, recolhidos na corrida de São Silvestre, no final de dezembro último, em mobiliário. No ano anterior (2022) foram processados 190 mil copinhos, resultantes da mesma corrida internacional que acontece em São Paulo, gerando 214 mesas e 420 cadeiras, posteriormente doadas a escolas de Pernambuco.

Com esse mesmo espírito ecológico, o grupo cultural AfroReggae neutralizou emissões de CO2 com reflorestamento. Em vias de completar 31 anos, o grupo plantou 50 árvores frutíferas, sendo 20 pitangueiras, 10 goiabeiras, 10 pitombeiras e 10 amoreiras, na horta do Morro do São Carlos, no Rio. É um primeiro passo para alcançar “uma grande área reflorestada”, comenta Karla Soares, acrescentando que essas árvores são uma contrapartida para compensação de parte do carbono gerado pelo show do cantor Belo, em novembro, no Píer Mauá, centro do Rio de Janeiro. Fica o exemplo.

AGENDA

Networking – No próximo dia 23 a Câmara de Comércio Americana (AMCHAM) promoverá evento, gratuito, em Brasília. É o “Desafio de Networking – Criando Conexões”, com palestra de Gabriel Machado. Outras informações com [email protected] | (61) 98356-3939.

Abrasca – A Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca) retoma atividades e já tem agendada, entre outros compromissos, uma reunião de diretoria no dia 23 e a reunião conjunta de suas Comissões de Mercado de Capitais (COMEC) e Jurídica (COJUR), dia 30 deste mês.

O Desafio da IA nas eleições

Como se comportarão as empresas de tecnologia neste ano? Já estão preparadas ou se limitarão ao trabalho de “bombeiro” envolvendo os pleitos eleitorais? Dias 23, 24 e 25 deste mês o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reúne-se para discutir o assunto e baixar regulamentações sobre o uso de Inteligência Artificial.

Durante a caminhada às urnas, que culminará em outubro deste ano, espera-se que haja forte movimentação em todo o país, envolvendo os milhares de candidatos nos mais de 5.000 municípios brasileiros. Assim, o investidor deverá ficar muito atento às companhias de tecnologia, seja em processos complicados envolvendo suas marcas – que poderão derrubar o preço das ações –, seja em descobrir soluções para se evitar fake news, experimentando, aí, repiques de valorização.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte