Somente em 2020, o programa de economia circular da Via arrecadou 5 mil toneladas de materiais recicláveis e beneficiou 250 famílias ligadas a 11 cooperativas
Desde 2015, o Reviva já arrecadou 50 mil toneladas de materiais recicláveis. Crédito: divulgação.
De Plurale
De São Paulo, outubro de 2021 – Para celebrar o Dia do Consumo Consciente, comemorado em 15 de outubro, a Via, pioneira em economia circular no país, reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável. Dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, a Via destaca o Reviva, considerado o maior programa de reciclagem do varejo no Brasil. Iniciado há mais de uma década para dar a melhor destinação aos resíduos gerados por suas operações. Além dos resíduos recicláveis, o programa também é responsável pela gestão de logística reversa de eletroeletrônicos usados, que são descartados pelos clientes nas lojas do grupo.
Desde 2015, já foram arrecadadas 50 mil toneladas de materiais recicláveis. Somente em 2020, o Reviva arrecadou cinco mil toneladas de materiais recicláveis gerados nos escritórios, nas lojas, nos centros de distribuição e nas devoluções de embalagens dos clientes, que ocorrem durante a entrega dos produtos (logística reversa). Foram beneficiadas 250 famílias ligadas a 11 cooperativas parceiras que promovem a reciclagem dos materiais. Em 2021, até o momento, o programa já arrecadou três mil toneladas de materiais recicláveis.
Atualmente, a Via conta com três fontes de geração de resíduos recicláveis: os centros de distribuição, com embalagens de produtos e embalagens devolvidas pelos clientes no momento da entrega dos produtos; e os escritórios e lojas. Esses resíduos são encaminhados para as cooperativas, responsáveis pela triagem e venda dos materiais. Assim, além de reduzir o volume de lixo destinado a aterros, a Via contribui para a geração de renda dos cooperados.
Os materiais recicláveis arrecadados pelo Reviva são encaminhados para as cooperativas, responsáveis pela triagem e venda dos materiais. Crédito: divulgação.
Ainda na frente de economia circular, a empresa faz a logística reversa dos eletrônicos usados, descartados pelos clientes nos coletores de eletroeletrônicos disponíveis nas lojas do grupo. Hoje, a Via possui o maior programa de coletores de eletroeletrônicos do varejo: são 450 pontos de coletas distribuídos em 12 estados e no Distrito Federal. Em 2020, foram arrecadadas três toneladas de materiais para o descarte correto, incluindo telefones, pilhas, peças e cabos de impressoras, computadores, televisores e cafeteiras, entre outros eletrônicos e eletroportáteis de pequeno e médio porte. Em 2021, a arrecadação já passou de uma tonelada de eletroeletrônicos para o descarte correto.
Em 2021, a meta é chegar a 500 pontos de coleta. Nessa iniciativa, a Via tem parceria com a Green Eletron, organização especializada na gestão de logística reversa para equipamentos elétricos ou eletrônicos.
Para Hélio Muniz, diretor de Comunicação e ESG da Via e diretor-presidente da Fundação Casas Bahia, as iniciativas de economia circular geram ganhos para todos os envolvidos. “Nós temos a certeza de que os resíduos gerados em nossa operação estão sendo destinados adequadamente. Em paralelo, os cooperados, fundamentais no processo de reciclagem, têm um aumento de renda e inclusão social”, reforça Muniz.
Pesquisa revela que os brasileiros não sabem descartar lixo eletrônico
Uma pesquisa sobre o que é lixo eletrônico e como descartá-lo encomendada Green Eletron, parceira da Via, mostrou que 23% dos brasileiros não sabe o que é esse resíduo, nem como é feito seu processo de descarte.
O estudo “Resíduos eletrônicos no Brasil – 2021” foi conduzido pela Radar Pesquisas e ouviu mais de 2 mil participantes, de 13 estados e o Distrito Federal: SP, RJ, MG, ES, BA, CE, PE, RS, PR, SC, PA, GO, DF e MS. O objetivo da análise foi entender o hábito dos brasileiros quanto ao descarte do lixo eletrônico e verificar as diferenças de comportamento e conhecimento da população nas cinco regiões do país, para que ações efetivas possam ser tomadas, levando a uma melhora do cenário de reciclagem no país.
Dos entrevistados, 87% já haviam ouvido falar em lixo eletrônico, e 42% deles relacionam o conceito com aparelhos quebrados. Porém, 33% dos entrevistados responderam que lixo eletrônico está relacionado ao meio digital, como spam, e-mails, fotos ou arquivos, mostrando a existência de muitas dúvidas sobre o tema.
Para 71% dos participantes não há muita informação na mídia sobre o assunto, e 87% afirmaram que guardam algum tipo de eletroeletrônico sem utilidade em casa.
A faixa de idade que mais alegou desconhecer o assunto foi entre 18 e 25 anos, com 14%, seguida pelo grupo de 26 a 45 anos, com 5%, e pela faixa de 46 a 65 anos, com 3%.
Ao responder sobre a razão de não levarem lixos para os pontos de coleta, os entrevistados responderam: 20% alegaram que não sabem onde levar, 21% justificaram que não existe ponto de coleta onde eles moram e 21% explicaram que os pontos são distantes de suas residências.
A pesquisa completa está disponível no site da Green Eletron. Para baixá-la, basta clicar aqui.
Sobre a Via
A Via é líder no varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos no Brasil e há décadas está presente na mente, no coração e na casa dos brasileiros com o e-commerce e as lojas das marcas Casas Bahia e Ponto, além das vendas online do Extra.com.br, o banQi, a fábrica de móveis Bartira, a Asap Log, a I9XP e a Celer, bem como a associação com a Distrito. Com mais de 40 mil colaboradores, a companhia possui capital aberto na B3 desde 2013 e está presente em mais de 450 municípios brasileiros, em 20 estados e no Distrito Federal, com a maior e mais digital rede logística do Brasil, conectando cerca de mil lojas físicas, 28 centros de distribuição e hubs de entregas e aproximadamente 97 milhões de clientes, oferecendo produtos, crédito, serviços e soluções desenvolvidas com a mais alta tecnologia.