De acordo com o Mastercard SpendingPulse, em fevereiro, as vendas do varejo no Brasil cresceram +27,8% em comparação a fevereiro de 2021; à medida que os consumidores retomam suas atividades de compras nas lojas.

Em comparação com um cenário pré-pandemia, em fevereiro de 2020, as vendas no varejo cresceram +35,9% ano a ano. O Mastercard SpendingPulseT mede as vendas de varejo na loja e on-line* em todas as formas de pagamento.

Ao analisar o panorama geral do Brasil, todos os estados registraram crescimento de vendas nas lojas: Norte (+43,7%), Sul (+29,7%); Centro-Oeste (+27,3%), Sudeste (+26 ,9%) e Nordeste (+26,6%).

Vendas do e-commerce em fevereiro

Eletrodomésticos (-21%), Vestuário (-11,8%) e Móveis (-9,2%) foram os setores que apresentaram as quedas mais expressivas do e-commerce no Brasil, em relação ao mesmo mês de 2021.

Apesar dos resultados de e-commerce terem caído -15,8% em relação ao ano anterior, as vendas online ainda registraram um aumento ano a ano de +55,7% em relação a fevereiro de 2020, quando o comércio eletrônico ainda não era uma necessidade.

‘Estamos vendo o consumidor retornando às lojas físicas. O crescimento desse setor já vem sendo observado há alguns meses’, afirma Estanislau Bassols, presidente da Mastercard Brasil. ‘Embora as vendas do e-commerce estejam desacelerando, em comparações com o período de pandemia, podemos perceber que as compras online cresceram muito. Isso indica uma mudança de hábito trazida pela pandemia: os clientes começaram a comprar online, mas não abandonaram as lojas físicas’, conclui o executivo.

Publicidade

A análise dos

resultados trimestrais

ajuda a redefinir suas estratégias