O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostrou que as vendas no varejo brasileiro cresceram 3,6% em setembro, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o ICVA apresentou alta de 5,8%.
O resultado do mês foi impulsionado na comparação com setembro do ano passado em razão da realização, pela primeira vez, da ‘Semana do Brasil’. O evento – organizado pelo governo e que contou a adesão de várias empresas varejistas – respondeu por 30% da aceleração das vendas de agosto para setembro.
Segundo Mariotto, não se deve esperar o mesmo ritmo de crescimento em outubro porque eventos como a Semana do Brasil não ocorrem todos os meses.
INFLAÇÃO
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado em setembro pelo IBGE, apontou alta de 2,89% no acumulado dos últimos 12 meses, com uma desaceleração de 0,04% em relação ao número registrado em agosto. Os grupos de Alimentação, Artigos de Residência, e Transportes contribuíram para a desaceleração do índice. Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a desaceleração da inflação no varejo ampliado foi ainda mais forte. Saiu de 3,3% em agosto para 2,1% em setembro.
SETORES
Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, todos os macrossetores registraram aceleração em setembro deste ano na comparação com o mês anterior. O destaque foi o bloco de Serviços. Nesse grupo, quem mais chamou a atenção foi o segmento de Turismo e Transporte.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
No grupo de Bens não duráveis, os setores de Postos de Gasolina e Veterinárias e Pet-shops puxaram o resultado para cima. Já o setor de Drogarias e Farmácias registrou a maior desaceleração.
No bloco de Bens Duráveis e Semiduráveis, os destaques positivos foram os setores de Móveis, Eletroeletrônicos e Departamentos e Vestuário e Artigos Esportivos O segmento de Óticas e Joalherias contribuiu negativamente para o resultado.
REGIÕES
Todas as regiões apresentaram aceleração de acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário. A região Norte apresentou alta de 7,1%, seguida pelas regiões Sul (7%), Centro-Oeste (5,7%), Nordeste (5,3%) e Sudeste (3,2%).
De acordo com o ICVA deflacionado sem ajustes de calendário, comparando com o mesmo período do ano
anterior, o varejo ampliado na região Norte registrou alta de 6,9%, seguida pelas regiões Sul (5,6%), Centro-Oeste (5,0%), Nordeste (4,5%) e Sudeste (1,9%).
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação -, os destaques foram as regiões Norte e Sul, com altas de 9,4% e 7,4%, respectivamente. Centro-Oeste e Nordeste apresentaram crescimento de 6,9% e 6,8% em setembro. Já o Sudeste registrou crescimento de 5,3%.
(MR – Agência Enfoque)