A Vivara reportou seu resultado do 4T20. As vendas em novembro registraram crescimento de 23,7%, forte aceleração em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em dezembro identificaram aumento das restrições de funcionamento e recuo nas flexibilizações em algumas praças e as vendas desaceleraram, se comparadas a Outubro e Novembro. Parte da desaceleração pode ser atribuída, também, à antecipação das compras de Natal; em razão da estratégia comercial, focada na diluição da dependência de fluxo adotada pela Companhia. Ainda assim, no 4T20 registraram recorde histórico de vendas em um só trimestre. Entre outros destaques, apontamos:

• O crescimento de vendas registrado pela Companhia no trimestre foi impulsionado pelo aumento do volume de peças vendidas, principalmente nas categorias Life e Acessórios. No consolidado, 91,4% do crescimento das vendas do trimestre veio por volume e 8,6% por preço;

• No 4T20, a receita das lojas físicas cresceu 2,2%, representando 81,2% das receitas totais. No 4T19, as lojas foram responsáveis por 90,9% da receita total. O SSS, considerando apenas lojas físicas, foi de -2,0%, no trimestre;

• No 4T20 as vendas digitais seguiram como o grande destaque do período, com crescimento de 159,0%, atingindo R$ 108,2 milhões de faturamento, 18,1% das vendas totais. O desempenho do canal deve-se, principalmente, à maturação das iniciativas de “omnicanalidade” implantadas pela Companhia ao longo do ano. O patamar de venda do canal segue em níveis mais estabilizados; entre 15% e 20% da venda total, desde setembro, mesmo com a retomada da operação das lojas físicas;

• A Margem Bruta do trimestre atingiu 69,0%, alinhada aos patamares saudáveis de rentabilidade da Companhia, mesmo considerando um movimento mais intenso de Black Friday e o aumento sequencial do custo de insumos;

• As Despesas Gerais e Administrativas apresentaram decréscimo de 17,9%, pelo reconhecimento de R$ 14,9 milhões de despesas não recorrentes, referente à despesas do IPO no 4T19;

• Como consequência do bom ritmo de vendas, da correta composição de estoque, da adequada estratégia de precificação e disciplina orçamentária, a Companhia registrou R$ 137,4 milhões de EBITDA Ajustado, crescimento de 15,6%, em relação ao ano anterior e margem de 29,8%, expansão de 0,6 p.p., influenciado pelas negociações contratuais que reduziram de forma relevante a base de aluguel fixo dos contatos vigentes e representou o melhor resultado operacional da cia em um trimestre;

• A Companhia registrou Lucro Líquido de R$ 93,2 milhões no 4T20, 0,6% superior ao resultado do 4T19; em razão do desempenho operacional do período, que compensou o menor volume de correção monetária e o menor imposto diferido.

Impacto: Positivo. A cia possui uma operação forte em lojas físicas, especialmente dentro de shoppings, o que pode vir a ser um risco com a deterioração das condições da pandemia no Brasil. No entanto, a varejista vem quebrando novos recordes e demonstrando ótima performance em seu canal digital. As iniciativas de omnichannel adotadas e impulsionadas ao longo de 2020, como por exemplo a abordagem da vendedora via WhatsApp, fizeram com que seus clientes se sentissem mais confortáveis com a venda de jóias no canal digital. Ressaltamos ainda um bom desempenho na Black Friday, bom ritmo de vendas, correta composição de estoque e estratégia de precificação adequada.

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