Discussões políticas e disputas que podem sair muito caro para os EUA tomaram os tablóides e a mídia digital. Isso porque o governo Biden precisa de mais empréstimos e Democratas e Republicanos vivem o impasse se autorizam ou não. Se eles não concordarem que os EUA aumentem o teto da dívida, a maior economia do mundo deixará de pagar sua dívida de US$ 31,4 trilhões.
Discussões políticas e disputas
De acordo com reportagem da BBC sobre a possibilidade de caos mundial caso o calote se concretize, eles precisam chegar a um acordo até 1º de junho. “Em troca de apoio para aumentar o teto da dívida, os republicanos estão exigindo cortes orçamentários na ordem de US$ 4,5 trilhões, o que frustraria várias prioridades da agenda do presidente Joe Biden.
A Casa Branca chamou a exigência republicana de ‘um plano para devastar famílias americanas trabalhadoras’, embora tenha sinalizado nos últimos dias que pode fazer algumas concessões orçamentárias.”
O presidente Biden afirmou, durante a cúpula do G7, no Japão, que planejava conversar com McCarthy, presidente da Câmara, para tentar uma nova negociação. “Na véspera, McCarthy havia dito a jornalistas que não esperava avanços no diálogo até que Biden voltasse do Japão.Se não houver acordo, o impacto seria “devastador” não só nos EUA como no resto do mundo, de acordo com o ministro britânico das Finanças, Jeremy Hunt”, destaca a reportagem da BBC.