Varejo faz a festa nesta época, mas as gigantes do e-commerce melam resultados do 3T do setor. É Copa, Black Friday, Natal, tudo junto.
Três datas que o varejo adora, o consumidor também, se é uma “promo”, mais ainda. Uma TV novinha comprada na Black Friday para assistir aos jogos que já é o presente de Natal da família toda, uma boa pedida para essa época. Entre as empresas que vibram com esses momentos estão Americanas (AMER3), Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3), Mercado Livre (MELI34), campeãs no e-commerce mas que não estão muito bem aos olhos do mercado de investimentos.
Para os analistas do BTG Pactual, o trimestre foi positivo, mas ainda instável. “Se aprendemos alguma coisa com as recessões anteriores, é que elas expõem as fraquezas existentes, aceleram as tendências emergentes e forçam as organizações a fazer mudanças estruturais mais rapidamente do que o planejado. Isso ocorre principalmente no varejo, com grandes mudanças nas estratégias de canais de venda, estrutura de custos e investimentos.”