Para o setor de Varejo e Shoppings, o mês de setembro foi positivo, favorecido tanto pelo cenário doméstico quanto pelo internacional.

Relatório Setorial – Equity Research – BB Investimentos

Ibovespa variou + 3,57%, favorecido tanto pelo cenário interno, quanto pelo externo. Do lado doméstico, o Banco Central decidiu cortar a taxa Selic em 50 bps, levando-a a um novo mínimo histórico de 5,50%.

Do lado externo, a percepção de alívio na guerra comercial entre Estados Unidos e China levou a uma redução da aversão ao risco, beneficiando o Ibovespa.

Após ancoradas as expectativas de queda da Selic, o índice ICON acompanhou o movimento do mercado e registrou um aumento de +2,64% no mês, apesar de algumas realizações ao longo do caminho.

Destacamos o desempenho positivo de CNTO3 (+ 8,8%) e LAME4 (+ 6,6%), enquanto PCAR4 caiu fortemente 8,9% no mês.

Outra notícia positiva que favoreceu o desempenho das ações varejistas em setembro foi a divulgação da Pesquisa Mensal de Comércio, do IBGE.

O volume de vendas de julho surpreendeu positivamente e apresentou um aumento de 1% em relação a junho (as projeções mais otimistas eram de +0,8%), após um aumento de 0,5% no mês anterior.

O desempenho positivo das vendas no varejo em julho sugere um aumento gradual na disposição das famílias em consumir. Em nossa opinião, a manutenção dessa tendência de alta também pode ser favorecida pela liberação dos recursos do FGTS, iniciada em setembro.

Shoppings

Quanto ao setor de shoppings, também observamos um desempenho positivo em setembro.

Todas as companhias do nosso universo de cobertura superaram o Ibovespa (JHSF3 +5,0%, MULT3 +11,0% e BRML3 +6,9%, ante IBOV +3,57%).

Favorecidas pela queda da taxa Selic e um certo alívio nas tensões no exterior cenário.

Entre os indicadores que representam o desempenho do setor, destacamos a variação positiva de 2% a/a no índice Iflux, favorecida (i) pelo desempenho positivo das vendas em shopping centers na semana anterior ao dia dos pais e (ii) pelo aumento de 5,8 pts na confiança do consumidor (da FGV) na comparação anual.

No período, também destacamos a aquisição de participação de 11,28% na Delivery Center pela Cyrela Commercial Properties (CCP).

A Delivery Center é uma companhia que integra o varejo físico às plataformas de mercado digital.

Com entrega de produtos em até uma hora usando shoppings como centros de distribuição urbanos.

Atualmente, a Multiplan (16,83%) e a brMalls (34,52%) estão entre os seus principais acionistas.

Acreditamos que a transação envolvendo a CCP e a Delivery Center reforça uma tendência observada no setor que envolve uma maior participação de shoppings no ecommerce por meio do uso destes como centros de distribuição de produtos adquiridos no e-commerce.

Confira as projeções e preço-alvo para os papéis de Varejo e Shopping.

RELATÓRIO SETORIAL COMPLETO DA BB INVESTIMENTOS

Publicidade