Varejo encerra 2020 com o pior desempenho no final do ano desde 2015 e 2016, anos em que a recessão implicou em queda de 7% no faturamento.

Associações que analisam o setor já projetam números inferiores aos últimos anos no mês de dezembro; devido ao encolhimento do auxílio emergencial e uma nova onda de fechamento de lojas e de reduções de horário de funcionamento do comércio no país.

Grandes varejistas já entraram em temporadas de liquidações, com descontos chegando até 80%.

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) mostra queda de 1,8% nas vendas em lojas físicas e no comércio eletrônico no período de 19 a 25 de dezembro em relação ao mesmo intervalo de 2019. No varejo on-line, que equivale a cerca de 10% do varejo total, a alta foi de 15,5% sobre 2019.

Grandes empresas de logística já confirmam uma desaceleração na demanda a partir de 23/12.

Por fim, a associação de lojistas de médio e pequeno portes que operam em shopping centers (Ablos), estima queda, em dezembro; entre 10% e 35% nas vendas de produtos como vestuário, calçados, acessórios, itens de perfumaria e ótica, além do setor de serviços.

Impacto: Negativo. Influenciadas pelo encolhimento do auxílio emergencial e uma nova onda de fechamento de lojas e de reduções de horário de funcionamento do comércio no país, as varejistas apresentam desempenho similar ao de 2015 e 2016, quando teve a recessão. Associações já projetam grandes quedas nos fluxos de dezembro.

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