O Carrefour divulgou os resultados referentes ao 4T20 na noite de ontem. Nestes, o varejista reportou crescimento recorde de fluxo de caixa na ordem de 152%, impulsionado pelo aumento do Ebitda e melhora do capital de giro.

Entre outros pontos, destacamos:

• A companhia apresentou aceleração da transformação digital com vendas de alimentos online no Atacadão aumentando 142% em base sequencial, serviço de vendas online já disponível em 25% das lojas e roll out continuando em 2021. Vendas online de alimentos consolidadas no ano inteiro aumentaram cerca de 240%;

• O novo aplicativo “Meu Carrefour”, que foi lançado em novembro e incorpora nosso novo programa de fidelidade, foi muito bem recebido pelos nossos clientes. O número de usuários ativos 4T20 foi mais que o dobro do nível de outubro e representou 75% dos nossos clientes recorrentes em lojas físicas;

• A estratégia de expansão nos formatos de lojas de atacado e proximidade nos últimos 12 meses adicionou mais 3,8% de crescimento, com 14 lojas do Atacadão (das quais 6 conversões de lojas Makro e 1 atacado de entrega) e 8 novas lojas do varejo (das quais 7 do formato de proximidade e 1 supermercado) no 4T20. A rede de lojas do Grupo Carrefour Brasil atingiu um total de 721 lojas ao final de 2020;

• Continuidade do crescimento de vendas: Vendas brutas de R$ 22,0 bilhões, alta de 26,8% (sem gasolina). Crescimento LFL de 22,9% (sem gasolina), suportado pela continuidade dos ganhos de market share e inflação alimentar de duplo dígito. Vendas anuais de R$ 74,8 bilhões (+22,2% sem gasolina), bem superior ao mercado;

• O faturamento total do Banco Carrefour acelerou sobre o ritmo observado no trimestre anterior e cresceu 19,2% a.a. no 4T, atingindo R$11,6 bilhões, impulsionado pelos cartões de crédito Carrefour e Atacadão, que tiveram crescimento de +13,4% e +35,2%, respectivamente. Tanto o faturamento on-us quanto off-us continuaram a apresentar crescimento de dois dígitos, reforçando a força do ecossistema;

• Sólido crescimento no EBITDA Ajustado consolidado: R$ 1.732 milhões, +18,2% a.a. com margem de 8,7% no 4T; impulsionado tanto pelo Varejo quanto pelo Atacado, bem como pela melhora sequencial no Banco em um ambiente persistentemente desafiador. EBITDA anual: R$ 5,6 bilhões (+18,0% a.a.) e margem de 8,3%;

• Lucro Líquido Ajustado: R$886 milhões no 4T, +31,1% a.a. e 4,5% das vendas líquidas (+0,2 p.p.), R$ 2,8 bilhões no ano, + 43,1%;

• Fluxo de Caixa Livre do ano: R$ 2.426 vs. R$ 962 milhões, crescimento recorde de 152,2%, principalmente devido ao forte aumento do EBITDA e melhora do capital de giro;

• Pagamento de Dividendos: nova política de pagamento de até 45% do Lucro Líquido Ajustado (25% anteriormente) sem impactar a nossa capacidade de investimento, graças à geração de fluxo de caixa consistente e balanço robusto. Dividendo adicional de 2020 de R$ 759 milhões a ser recomendado na próxima Assembleia Geral, além dos R$ 482 milhões pagos antecipadamente em 2020 (dividendo total de R$ 0,62 por ação).

Impacto: Positivo. A empresa publicou fortes números, sugerindo recuperação acelerada, com algumas das linhas superando as expectativas do mercado. Destacamos o comprometimento do Carrefour com sua nova política de pagamento de até 45% do Lucro Líquido em dividendos, vs. 25% anteriormente, o que não deve impactar seus resultados devido a sua forte capacidade de geração de caixa. Ainda, a companhia apresentou avanço no meio digital, com aumento na venda de alimentos e lançamento do novo aplicativo “Meu Carrefour”, que obteve notável engajamento de seus clientes. Por fim, ressaltamos o aumento das vendas nas mesmas lojas no varejo, hipermercados e supermercados.

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