Liderança é considerada a habilidade de motivar, influenciar, inspirar e comandar um grupo de pessoas para atingir um conjunto de objetivos fundamentais para atingir uma visão, um propósito.

Ao longo da história, é notória e clara a completa desvantagem entre mulheres e homens em relação aos cargos profissionais e à sua obtenção, principalmente os de liderança.

Nos últimos 40 anos lideres femininas têm emergido e estão deixando a sua marca no mundo corporativo. Mesmo considerando que no passado as posições de topo no mundo profissional eram dominadas totalmente pelos homens, registramos hoje um progresso, onde a cultura de preconceito e estereótipos que estão enraizados e demoram a desaparecer. De acordo com o estudo Women in Business de 2022 da Grant Thornton temos em média global cerca de 32% das empresas têm representação feminina em sua liderança. E a Fortune 500 CEOs 2021 aponta apenas 8,2% mulheres.

As mulheres nem sempre têm oportunidade, entendem, são incentivadas ou acreditam no seu potencial, mas uma vez liberadas, capacitadas e empoderadas no papel de liderança, as suas capacidades e as suas habilidades são inegáveis e potenciam vantagens competitivas e comprovados benefícios nas empresas onde atuam.

Destacamos abaixo 3 vantagens competitivas inerentes que à importância da liderança feminina nas corporações:

Diversidade gera inovação e crescimento

Locais de trabalho diversificados e equitários geram ideias criativas, o que impulsionam crescimento e sustentabilidade nas organizações.

A diversidade de gênero ajuda a aumentar a produtividade, a criatividade, melhora o desempenho, a retenção de talentos e aumenta a colaboração em toda a empresa. Em um estudo sobre o local de trabalho.

Soft Skills e Confiança

A base de qualquer liderança se baseia na confiança. O triângulo base da confiança é autenticidade, empatia e lógica que os lideres transmitem à suas equipes.

Comunicação objetiva, empatia, compaixão, integridade, inteligência emocional, gestão de conflitos, self-awareness, entre outros, são dificeis de medir, no entanto são altamente valorizados e fazem a real diferença nos resultados financeiros da empresa. As mulheres se destacam nestas carateristicas se as compararmos com os homens.

Experiências e capacidades ampliadas e multidisciplinares

Na vida de uma mulher, existem vários papéis, várias tarefas e reesponsabilidades que se tentam equilibrar e gerir ambições dentro da vida profissional e vida pessoal. Esse backround e experiência tornam a capacidade de resposta face aos desafios mais robusta, assertiva e acolhedora. Ajudando as mulheres líderes a se ajustarem rapidamente a novas situações e se concentrarem em encontrar soluções.

De acordo com pesquisa Womens Matters 2 da Mckinsey as mulheres são superiores em 7 de 9 comportamento fundamentais de liderança que alavancam a performance das organizações .

Vantagens que geram resultado

Está comprovado que as empresas com com maior representatividade feminina na liderança têm outcomes nas suas principais drives de negócio superiores comparadas com empresas com representação reduzida abaixo de 30%.

Empresas com com equidade de gênero na liderança têm mais 14% de probabilidade em superar a sua performance de acordo com o estudo “Diversity Matters” da McKinsey.

O investimento na inclusão e liderança feminina no mundo corporativo é essencial para o destaque e sustentabilidade dos negócios assim como da sociedade.

Tânia Lopes

Diretora Financeira com mais de 15 anos de experiência sólida em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos de Marketing e Finanças. Expertise na gestão e motivação de pessoas, de números, soluções e oportunidades. Uma sonhadora que acredita no poder das pessoas, no poder da aprendizagem e long-life learning, no poder de liderar pelo exemplo e fazer tudo com entusiasmo. Com foco no crescimento sustentável de negócios e contribuição para um mundo melhor.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte