Muito difícil falar em organização sem falar sobre planejamento, pois são assuntos que se relacionam diretamente, porém, por agora, vamos focar apenas no tópico “organização”. E para começar quero lembrar a famosa frase “eu me acho na minha bagunça”! Quem nunca disse isso que atire a primeira coisa que achar fora do lugar. Vivemos uma vida atribulada e cheia de compromissos e, por muitas vezes, não damos conta da demanda que nos cabe, às mulheres principalmente, pois tendem a ter um turno dobrado, geralmente sobrecarregadas com tarefas domésticas. Ai nos “falta tempo” justamente para fazer o que mais vai nos ajudar a tal da “organização”.

Mas por que organizar é tão importante? Parece meio óbvio, mas não é. A falta de organização rouba o nosso tempo e a nossa capacidade de concentração e foco. Se cada vez que eu precisar de uma informação básica do meu dia a dia eu ter que pesquisar ou buscar numa pilha de papéis; se cada vez que eu precisar de uma ferramenta de trabalho ou um livro ou um outro objeto, eu precisar buscar em lugares aleatórios, já perdi meu tempo e meu cérebro se ocupou com diversas informações desnecessárias, gerando cansaço e irritabilidade e a minha capacidade produtiva reduz muito.

Ser uma pessoa organizada não é um talento, é um hábito! Por essa razão, separei algumas dicas que podem te ajudar a melhorar esse comportamento:

Desapegue: você realmente precisa de tudo que está a sua volta, na sua mesa, na sua caixa de e-mail, no seu guarda-roupas? Arquive/guarde o que vai precisar no futuro, descarte o que não vai mais usar. Aprenda a entender a diferença entre os dois.
Faça anotações: utilize uma agenda/planner e adote a prática de listar suas tarefas e colocá-las em ordem de prioridade. Faça isso dentro da sua capacidade produtiva, caso contrário, só vai gerar frustração, seja realista!
Estabeleça uma rotina: organize suas tarefas de acordo com a sua agenda e mantenha uma rotina, revise continuamente, pois as necessidades mudam.
Fuja da procrastinação: Não deixe para fazer depois o que você precisa fazer agora. Procrastinar é o maior inimigo da agenda e da rotina que você precisa manter.
Peça ajuda: não tente resolver nem fazer tudo sozinha, faça aquilo que depende exclusivamente de você e que afeta diretamente seus objetivos, os demais, delegue sempre que possível. A organização é uma ferramenta poderosa que pode e deve ser aplicada em todas as áreas da sua vida: pessoal, profissional e financeira, contribuindo dessa forma para o seu desenvolvimento, autodesenvolvimento e atingimento de seus objetivos.

Adriana Godim – Administradora, Especialista em Finanças, Educadora e Consultora Financeira
Criadora do método “Organize suas finanças em 15 dias!”
https://www.instagram.com/adrianagodim.edufinanceira/?hl=pt-br
https://www.linkedin.com/in/adriana-godim/

Publicidade

A análise dos

resultados trimestrais

ajuda a redefinir suas estratégias