Com sede no Brasil e presente em mais de 30 países, a Vale (VALE3) é a maior produtora mundial de minério de ferro, pelotas e níquel. No ano de 2019, o segmento de minerais ferrosos representou aproximadamente 88% do EBITDA da Vale e o segmento de metais básicos (níquel, cobre e seus subprodutos) 12% do EBITDA, dado que ainda temos uma contribuição negativa do segmento de carvão, bem como gastos decorrentes da tragédia de Brumadinho para o EBITDA da companhia.

Vale (VALE3)

Conforme a casa, a Vale é a maior beneficiária dos prêmios pela qualidade do minério de ferro, e apesar dos prêmios atuais estarem abaixo de um nível normalizado devido a uma sobre oferta de produtos de alta qualidade e baixos contaminantes. “Acreditamos que eles devem se recuperar com uma diminuição de oferta vindo de produtores de alto custo e uma busca por menores níveis de poluição na indústria siderúrgica na China”, afirmam os analistas do Itaú BBA.

“Vale continua sendo a escolha preferencial (top pick) no setor de mineração e siderurgia, com base em nosso panorama positivo para os preços do minério de ferro no curto prazo”, complementam.

O valuation atraente em termos absolutos e relativos aos pares internacionais, forte geração de caixa para 2021, momento de resultados muito bons e celebração do acordo de compensação com as autoridades federais e do estado de MG pelo rompimento da barragem de Brumadinho, o que proporciona segurança jurídica para a Vale, são premissas que acompanham a tese no momento.

Conforme Itaú BBA a recomendação é outperform (acima da média do mercado) e preço a R$138,00.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte