Confira a avaliação da CM Capital sobre a Vale (VALE3) e saiba porque a mineradora brasileira faz parte da Carteira Recomendada de Ações. Dessa forma, a companhia faz parte de uma seleção composta por 8 ativos que trabalhará com diversificação global, estratégias de hedge, podendo alocar tanto em ações Brasil quanto em BDRs e ETFs.
Vale é uma das maiores produtoras de minério de ferro
De acordo com a CM Capital, a Vale é uma das maiores produtoras de minério de ferro e pelotas de minério de ferro. A companhia também produz cobre, níquel, carvão, minério de manganês e outros metais. Os principais segmentos da Vale incluem minerais ferrosos, que compreende a produção e extração de finos e pelotas de minério de ferro, manganês e ferroligas e outros produtos e serviços ferrosos; Carvão, que engloba a extração de carvão metalúrgico e térmico e seus serviços logísticos; Metais básicos, que inclui a produção e extração de níquel e cobre.
Segundo a CM Capital, em setembro, a Vale teve um desempenho positivo na B3, de +11,69% vs. +0,47% IBOV. Apesar da incerteza do setor e dos fracos dados econômicos chineses divulgados no mês passado, o minério de ferro apresentou desempenho relativamente resiliente. Mantendo-se em patamares acima de US$ 98.
“Estamos otimistas com a geração de caixa da empresa e, com a possibilidade de alinhamento de preços dado o desconto atual no papel, em relação as 3 grandes mineradoras de minério de ferro australianas“. Disseram os analistas da CM Capital.
Por fim, os analistas da CM sinalizam que o conselho da companhia aprovou a reorganização das operações de metais básicos no Brasil. No processo de reorganização, a mineradora disse que a aprovação prevê a transferência dos ativos de cobre para a Salobo Metais. Enquanto os ativos de níquel deverão ser transferidos para uma nova sociedade a ser constituída pela Vale no Brasil.