Quatro dos maiores bancos – Santander, Itaú BBA, BB Investimentos e Goldman Sachs – estão otimistas com as ações da Vale (VALE3), sugerindo compra e projetando um crescimento de até 48% no valor das ações. Apesar da volatilidade recente e da queda acumulada de 15% em 2024, a mineradora segue com seu lado operacional robusto.

Desafios e oportunidades no setor de mineração

A Vale (VALE3) vem perdendo em valor de mercado com suas ações sensíveis ao preço do minério de ferro no mercado internacional. Bem como, a incerteza sobre o impacto das recentes medidas da China na demanda por aço mantém os investidores cautelosos.

No entanto, a empresa divulgou resultados sólidos no relatório de produção e vendas do terceiro trimestre de 2024. E quando o resultado trimestral for apresentado, diversas casas publicarão suas projeções e estimativas de preço alvo para a companhia. A produção de minério de ferro cresceu 5,5% em relação ao ano anterior, atingindo 91 milhões de toneladas, o maior volume desde o desastre de Brumadinho. Além disso, a produção de níquel também subiu 12%, marcando uma recuperação no setor.

Recomendações de compra da Vale (VALE3) e potenciais de crescimento

Os números apresentados pela Vale animaram analistas, que enxergam um futuro promissor para a empresa. Conforme BB Investimentos, por exemplo, destacou o crescimento sustentável da produção de minerais ferrosos e níquel, com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 74 por ação, o que representa um aumento de 21,8%.

Por outro lado, o Goldman Sachs acredita em uma virada operacional para a Vale, com potencial de valorização de 43% nos ADRs da mineradora. O banco elogia os esforços da empresa para aumentar sua lucratividade e resolver pendências importantes, como o acordo com a Samarco.

Hora de investir na Vale (VALE3)?

Com esses indicadores de crescimento, a Vale (VALE3) apresenta-se como uma oportunidade estratégica para investidores de longo prazo. Para aproveitar as recomendações com as análises atualizadas e diversificadas do Clube Acionista. Além disso, acompanhe o consenso dos analistas para as ações e simplifique suas decisões de investimento.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte