A Vale informa que, a partir dessa data, Denis Cuenca assume o cargo de Diretor Executivo de Conformidade (Chief Compliance Officer em inglês, acrônimo “CCO”); reportando-se diretamente ao Conselho de Administração e será responsável pelo departamento de compliance, incluindo as áreas de integridade, auditoria interna e canal de denúncias.

Denis Cuenca tem uma sólida carreira como executivo de Auditoria Interna, Risco e Compliance. Denis demonstra uma abordagem sistêmica e inovadora frente aos processos de controle e prevenção; que levaram a resultados positivos e trouxeram reconhecimento entre seus pares nas empresas onde trabalhou.

Em sua experiência internacional, ele conduziu trabalhos de auditoria e due diligence no México, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. Antes de ingressar na Vale, trabalhou em empresas como Ultrapar, KPMG, Banco Itaú, Banco Real e Itautec. Na Ultrapar, o Sr. Cuenca criou uma estrutura de Governança Corporativa considerada inovadora no Brasil, na qual as áreas de Risco, Integridade e Auditoria atuam de forma conjunta. Desde 2013, ele é membro do Comitê de Conduta da Ultrapar, atuou ainda como Secretário do Comitê de Auditoria e Risco e do Conselho Fiscal da Ultrapar, sendo responsável por reportar assuntos de risco, conformidade e auditoria. Entre 2014 e 2017, Cuenca também atuou como Secretário de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Ele tem ampla experiência em demonstrações financeiras, rotinas tributárias, investimentos, due diligence, dentre outros.

O CCO será responsável por gerenciar a terceira linha de defesa, supervisionando a integridade corporativa da empresa e garantindo o cumprimento das leis, regulamentos, políticas e procedimentos. Essa posição deverá assegurar à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração que existem políticas e procedimentos adequados, bem compreendidos e respeitados por todos os funcionários. O CCO se reportará diretamente ao Conselho de Administração e interagirá com o Comitê de Auditoria; concedendo grau de autonomia e total independência das demais estruturas de gestão da empresa.

A implementação da Diretoria de Compliance, aprovada pelo Conselho de Administração em dezembro de 2019, é mais um passo para endereçar as recomendações do Comitê Independente de Assessoramento Extraordinário de Apuração em seu relatório divulgado em fevereiro de 2020 e acrescenta a outras medidas para fortalecer risco, governança e segurança da Vale, tais como a instalação do Comitê de Auditoria e a adoção do Engenheiro de Registro.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte