Veja a análise da Ágora referente a Marcopolo (POMO4) que foi adicionada em sua Carteira Small Caps. Dessa forma, a companhia entrou no portfólio da corretora para substituir a Aliansce Sonae (ALSO3).
“Marcopolo é nossa preferência (Top Pick) dentro de nossa cobertura de Bens de Capital. Reconhecemos que a Marcopolo é uma ação de recuperação tardia, mas entendemos que o cenário micro é favorável para o desempenho no curto prazo“. Disseram os analistas da Ágora.
De acordo com a Ágora, a produção de carrocerias de ônibus no Brasil atingiu 98% dos níveis de 2019 em novembro. Enquanto isso, a ação ainda está sendo negociada próximo à mínima de 5 anos. Para justificar o preço da ação atual, as vendas totais de ônibus da Marcopolo em 2023 devem cair -10% em relação ao ano anterior, com uma margem EBITDA de 7,2%, contra as estimativas do Bradesco BBI de volumes avançando 8% em relação ao ano anterior e margem EBITDA de 11%.
Na opinião dos analistas da Ágora, este é um cenário conservador, pois não incorpora:
1) o aumento das passagens aéreas deslocando a demanda de viagens aéreas para ônibus;
2) o trabalho totalmente remoto está se tornando uma exceção, e o trânsito continua a normalizar, o que está dando alívio financeiro para os operadores de ônibus renovarem suas frotas;
3) as entregas para o programa social “Caminhos da Escola” de 2022 devem aumentar os volumes no 4T22 e 1T23, enquanto esperamos que novas edições do programa ocorram nos próximos anos; e
4) o mercado internacional também está mostrando sinais de melhoria.
Por fim, segundo a Ágora, as ações POMO4 da Marcopolo (Compra e preço-alvo de R$5,00) estão negociando a 6,6x o múltiplo EV/EBITDA estimado para 2023. Um desconto excessivo em relação a sua média histórica.