Entenda se a assessoria de investimentos é para você.

Você pensa em investir na carreira de assessor de investimentos, mas ainda tem dúvidas sobre as perspectivas desse mercado de trabalho e se essa carreira é realmente para você? Então esse artigo é para você! Nele, eu vou falar sobre alguns pontos que você deve levar em consideração para entrar no mundo da assessoria de investimentos.

Perspectiva financeira de um assessor de investimentos

Uma questão muito importante e muito levantada pelas pessoas que pensam em se profissionalizar como um assessor de investimentos é sobre a perspectiva financeira. Pensando nisso, eu tenho uma notícia para você, que você deve levar em conta para não se frustrar nessa jornada profissional: você não vai ganhar rios de dinheiro nos primeiros anos. 

Isso porque, você precisa levar em consideração que você pode trabalhar com patrimônios enormes, mas que não serão seus, e sim de seus clientes. Pensando nisso, você deve ter em mente que o seu lucro será presumido pelo ROA (Return on Assets), que é o percentual médio de retorno financeiro sobre a base que você atende. Atualmente, a média do ROA gira em torno de 0,8% ao ano. Ou seja, você pode atender uma conta de 20 milhões e mesmo assim você não vai ganhar rios de dinheiro. Por outro lado, conforme a sua base for crescendo, a sua renda também vai aumentando. 

Então, voltando à questão da expectativa financeira na prática, eu devo deixar claro que é sim possível ganhar de 20 a 100 mil reais por mês trabalhando como assessor de investimentos. Porém, existe um árduo caminho a ser trilhado antes de se tornar um profissional com uma carreira consolidada e uma renda mais alta.

Rotina de trabalho de um assessor de investimentos

O segundo ponto a ser considerado é a rotina de trabalho de um assessor de investimentos. Você deve ter em mente que 80% do seu trabalho será na área comercial e apenas 20% na área analítica. Isso significa que, na maior parte do tempo, você irá realizar tarefas como prospecção de novos clientes e construção do relacionamento com os clientes, através de ligações, organização de eventos, elaboração de treinamentos, etc. Sendo assim, apenas uma pequena parte do seu tempo será dedicada a realizar tarefas como análises de relatórios e gráficos, planejamento financeiro, etc.

Outra questão que pode ser levada em conta é a liberdade geográfica que a profissão pode te trazer, já que, teoricamente, você poderá trabalhar de qualquer lugar, com clientes do mundo todo. Quando eu digo teoricamente é porque algumas questões acabam limitando, de certa forma, essa liberdade. Um exemplo disso é o fuso horário, que deverá ser respeitado no momento de entrar em contato com o cliente. Além disso, é importante ressaltar que, se você estiver em início de carreira, é mais vantajoso que você esteja perto de profissionais que serão capazes de transmitir o conhecimento prático que possuem e de te ajudar a prosperar. 

Oportunidade de crescimento profissional

Por fim, trago uma informação que pode te animar. Esse é um dos poucos mercados profissionais no qual você já começa a carreira tendo um suporte de corretoras, escritórios, etc. Além disso, já existe um sistema super funcional e eficiente de captação e alocação de clientes que você poderá aprender a utilizar e colocar em prática. 

Pensando por esse lado, se você fosse começar a empreender agora, você precisaria aprender tudo. Então, por conta desse respaldo que existe no mercado da assessoria de investimentos, em 5 anos, é possível que você atinja uma renda mensal de mais de 20 mil reais!! Sendo assim, essa é uma profissão onde você consegue crescer muito, em pouco tempo, tanto profissionalmente, quanto financeiramente. E não pense que essa é uma realidade muito distante ou que as oportunidades são raras, pois, na verdade, essa é a realidade de muitos assessores.

E então, vale a pena?

Portanto, a minha opinião para a pergunta inicial é a seguinte: vale muito a pena se tornar um assessor de investimentos, mas também é muito importante que as suas expectativas estejam alinhadas com a realidade. Procure informações confiáveis sobre a profissão e mantenha o pé no chão, porque é sim possível chegar longe nesse mercado da assessoria de investimentos!!


Então, se após ler esse artigo você ainda acredita que essa profissão é para você, não deixe de conferir os meus outros conteúdos para entender ainda mais profundamente sobre como será essa missão que você acaba de embarcar! E para quem já está pronto para colocar a mão na massa, não deixe de conferir os conteúdos práticos do meu site, o Vida de Assessor, onde você terá acesso a diversas dicas que vão te ajudar a se tornar um profissional de sucesso! Te vejo em breve!

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte