Vacina Câncer
Reprodução

Uma vacina contra o câncer foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde da Rússia e deve ser distribuída gratuitamente aos pacientes russos a partir de 2025. Esse comunicado foi feito pelo próprio ministério do País.

A vacina inovadora é baseada em RNA mensageiro (mRNA), a mesma tecnologia utilizada nas vacinas contra a COVID-19.

A princípio, a vacina contra o câncer adota uma abordagem individualizada: com base na análise genética do tumor de cada paciente, é criada uma vacina personalizada, capaz de ensinar o sistema imunológico a reconhecer e combater as células cancerígenas.

Segundo o Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde da Rússia, essa personalização é um dos grandes diferenciais da nova terapia.

Revolução no tratamento do câncer

De acordo com Alexander Gintsburg, diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia de Gamaleya, os testes pré-clínicos mostraram resultados promissores, com a vacina sendo capaz de suprimir o desenvolvimento de tumores e prevenir metástases.

No entanto, detalhes sobre quais tipos de câncer podem ser tratados com o imunizante ainda não foram divulgados.

Além da vacina de mRNA, a Rússia também está desenvolvendo a vacina oncolítica EnteroMix, que utiliza uma combinação de quatro vírus não patogênicos.

A EnteroMix tem o objetivo de destruir células malignas e ao mesmo tempo estimular o sistema imunológico a combater o câncer. Os testes clínicos dessa vacina começarão entre o final de 2024 e início de 2025.

Se os testes clínicos forem bem-sucedidos, a vacina de mRNA poderá marcar o início de uma nova era no tratamento de câncer, oferecendo uma esperança renovada para pacientes e médicos ao redor do mundo.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte