O Portal Acionista conversou com Paulo Cunha (foto), especialista em mercado financeiro e CEO da iHUB Investimentos, um dos escritórios de investimentos mais promissores no Brasil, de acordo com a XP, quando o assunto é valorização das aplicações dos investidores. A conversa foi sobre o impacto nas ações com a confirmação do caso no Pará de Vaca louca. O governo brasileiro já segue protocolo e exportações à China estão suspensas.
Abaixo, a entrevista com o especialista, realizada na manhã desta quinta-feira (23):
Portal- A ações de frigoríficos já tiveram algum impacto em relação a isso?
Paulo Cunha – Antes mesmo da confirmação do caso, no pregão de ontem (22), algumas empresas do setor tiveram queda significativa em seus papéis, com recuos de 7% e 8%. Isso acontece muito pelo cenário de retorno sem liquidez do carnaval e também sobre a situação da doença. Porém, os papéis operam com certa normalidade no dia de hoje (23).
Portal – Com a suspensão de exportações para a China, o que afeta o mercado de investimentos?
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
PC – A questão de maior impacto nos papéis de frigoríficos são as dívidas. Tomamos como base a BRFoods, uma empresa que tem sofrido bastante na bolsa por estar endividada, aí se tem caso de crédito corporativo, somado a outros fatores externos, como juros nos EUA e ruídos políticos no Brasil.
Portal – Como o investidor deve proceder? Qual a recomendação do senhor?
PC- Creio que a questão da doença constatada no Pará seja um episodio pontual, o mercado parece acreditar que a situação seja reversível, possibilitando novamente a comercialização de carne com a China e outros players.
Portal – O que pode acontecer de pior se for confirmado o caso?
PC – O caso em específico parece ser pontual, e não deve implicar tanto na questão operacional das empresas. O contexto atual, é o principal ponto a ser analisado. As divergências políticas entre China e EUA, os juros nos EUA por parte do FED, os ruídos políticos presentes no Brasil, o caso da Americanas que continua repercutindo negativamente, principalmente em relação a crédito corporativo. Esses pontos são fatores de maior influência no mercado.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.