Os desafios e avanços no uso de satélite no mapeamento agrícola serão debatidos, na manhã desta quinta-feira (12), em webinar promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A proposta do debate é mostrar o que já é feito no país na área de mapeamento agrícola e as perspectivas do uso das imagens de satélite no agronegócio.
A Conab usa essa tecnologia desde 2010 e, neste ano, fará o mapeamento completo da safra de soja em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Esse projeto utiliza imagens Modis e Landsat da agência espacial dos Estados Unidos (Nasa). Na etapa final, o trabalho será refinado com o uso de imagens do satélite Sentinel-2 da agência espacial europeia (ESA).
No histórico de trabalhos feitos com base em imagens de satélites estão, entre outros, os mapeamento das culturas de cana (100% da área, em 2013/14), café (98,4%, em 2019) e do arroz irrigado (97,5%, em 2019/20).
A abertura do evento virtual, marcada para às 10h, será feita pelo diretor-presidente da Conab, Guilherme Bastos, e a mediação estará a cargo do consultor legislativo Marcus Peixoto (Senado Federal). O evento será transmitido pelo canal da Conab no YouTube .
Participam das discussões os especialistas em sensoriamento remoto: Ieda Sanches, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe); Cleverton Santana, superintendente de Informações do Agronegócio da Conab; Claudio Stenner, diretor de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Júlio César Esquerdo, pesquisador da Embrapa; José Lucas Safanelli, pesquisador do Grupo de Políticas Públicas da USP, e Eliseu José Weber, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Serviço:
Webinar Uso de Satélite no Mapeamento Agrícola
Data: 12/11, das 10h às 11h30
Transmissão: Canal da Conab no Youtube
https://youtu.be/PBJzJR0ChO4
Mais informações para imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]