A educação é uma atividade para toda a vida (como dizia a minha mãe: “a herança que deixo para você é o estudo!”). Empresas e pessoas que reconhecem e abraçam esta verdade, investindo no desenvolvimento contínuo, beneficiam-se de várias maneiras. Upskilling, Reskilling e Lifelong learning são formas de aprendizagem contínua.

Vamos às explicações….

Upskilling, no contexto micro, refere-se ao processo em que os indivíduos aprendem novas habilidades no campo em que já possuem certo domínio. O aprimoramento da qualificação abrange todos os setores. No conceito macro, descreve uma mudança no local de trabalho devida à transformação digital. Os novos modelos de tecnologias centradas no cliente compartilham várias características essenciais: um compromisso implacável de melhorar o acesso, a experiência e a fidelização do cliente; o uso eficiente de dados; o alcance do “mais com menos” para o benefício de clientes, colaboradores, stakeholders e shareholders; e a melhoria contínua.

Para o Reskilling, a tradução aproximada é “requalificação”, ou seja, o termo sugere a aprendizagem de novas habilidades. A frase atribuída a Charles Darwin nunca fez tanto sentido como no contexto atual: “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”. Trazendo esse conceito para o mundo corporativo, com a necessidade de adaptação, precisamos mudar o discurso de “não dá tempo, aqui sempre foi assim” para “vamos tentar fazer diferente”.

Já o Lifelong learning é um termo inglês que, em tradução livre, significa “aprendizado ao longo da vida”.Trata-se de um conceito que preconiza a educação contínua. Ou seja, sustenta a ideia de que o aprendizado não pode parar… Significa investir na formação pessoal ou profissional de maneira espontânea, com uma postura aberta ao conhecimento e em busca de mudanças, seja por motivos particulares ou para crescimento na carreira.

Como pessoas ou profissionais, a ideia é estarmos sempre dispostos a aprender algo novo e aperfeiçoarmos nossas habilidades através de Upskilling ou Reskilling, dependendo da nossa estratégia escolhida para acompanhar o ritmo intenso das transformações.

Na minha trajetória profissional, por exemplo, sempre procurei ser protagonista da minha história, assumindo a responsabilidade pelo meu próprio crescimento profissional, acreditando que sempre há espaços para aprendizados e desafios, sempre estudando e me atualizando, observando novas tendências, fazendo cursos, workshops, oficinas, participando de palestras e de grupos como o W-CFO BRAZIL!

Oportunidades de aprender surgem a cada minuto em nossa vida pessoal e profissional. Vamos agarrá-las e abraçá-las!!!

Silmara Santos

Executiva de Finanças, com mais de 25 anos de experiência local e internacional, contribuindo de forma significativa para impulsionar o crescimento e gerar resultados sustentáveis para as empresas. Trajetória profissional em empresas nacionais e multinacionais de grande e médio porte, incluindo o segmento de tecnologia, produtos médicos e equipamentos, entretenimento, luxo, serviços financeiros, consultoria, mineração e Big4.Silmara Santos, Membro Fundadora do W-CFO Brazil.

Mestrado em controladoria empresarial pela Universidade Mackenzie; graduação em Ciências Contábeis pela PUC-SP, com CRC ativo; MBA com foco em Liderança, pela Middlesex University (Inglaterra); ACCA part-qualified, através da London Metropolitan University; Certificado em Lean Office; extensão em Planejamento Tributário, pelo COGEAE/PUC-SP. Vivência profissional e acadêmica em Londres, de 2001 a 2007.

Publicidade

Aumente seus ganhos

em até 100%