No momento, os objetivos dos dois candidatos à presidência da República (os demais são mero coadjuvantes) são bastante claros:

Lula quer ganhar logo no primeiro turno; Bolsonaro batalha para haver um segundo.

Na pesquisa do Datafolha divulgada ontem à noite, Lula manteve 45% das intenções de voto e Bolsonaro perdeu um ponto (em relação à consulta anterior), caindo de 34% para 33%.

Detalhe importante: foram ouvidas 5.926 pessoas em 300 cidades, contra 2.676 em 191 municípios na pesquisa passada. Isso dá a essa de ontem maior confiabilidade nos números.

Como quaisquer dois pontinhos para lá ou para cá determinarão se haverá (ou não) dois turnos, Bolsonaro vai tentar se beneficiar de uma viagem internacional na próxima semana, com duas paradas.

Na primeira, em Londres, participará, junto com dezenas de chefes de estado e de governo, dos funerais da rainha Elizabeth II na abadia de Westminster. Isso acontecerá na segunda-feira, dia 19.

Nessa ocasião, acredito que Bolsonaro tem pouquíssimas chances de aparecer com destaque na telinha.

De Londres, o presidente brasileiro seguirá para Nova York, onde participará da 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Lá, com certeza, terá uma boa exposição, já que falará para um auditório lotado.

Lotado porque, por tradição, o representante brasileiro é sempre o primeiro a falar. Lotado porque, logo após seu discurso, vem o do presidente dos Estados Unidos.

Como os telejornais brasileiros transmitirão, na íntegra, o pronunciamento de Bolsonaro, será uma ótima oportunidade para ele angariar os votos que precisa para ir ao segundo turno.

Em contrapartida, se falar alguma bobagem ou cometer um ato falho, poderá perder (ou deixar de ganhar) os votos dos quais precisa para que haja um segundo turno.

Vale a pena conferir.

Ivan Sant’Anna, trader, escritor e colunista na Inv Publicações.

Nota do editor: no nosso grupo aberto de Telegram, o Comunidade Inv, estamos publicando diariamente o nosso Agregador de Pesquisas, que compila algumas das principais pesquisas eleitorais em um único número, além de muitos outros conteúdos. Caso queira participar desse grupo, basta clicar aqui.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte