A Ultrapar fechou acordo de exclusividade para a venda de sua unidade química Oxiteno com a tailandesa Indorama. Espera-se que com o deal o grupo dono da rede de postos Ipiranga, fature aproximadamente US$ 1,2 bilhão. Após a transação, a Ultrapar concentrará seus negócios no mercado de óleo e gás.

A Oxiteno produz defensivos agrícolas e matérias-primas usadas para a fabricação de detergentes, entre outros produtos. Tem 11 fábricas no Brasil, Estados Unidos, México e Uruguai, cinco centros de pesquisa e desenvolvimento e oito escritórios comerciais nas Américas, Europa e Ásia.

A tailandesa Indorama chegou no país após a compra dos ativos da italiana M&G em Pernambuco. A Indorama herdou, nesse processo, uma fábrica no complexo portuário de Suape, onde produz resina PET.

Impacto: Positivo. Com a venda da Oxiteno, o grupo Ultra deve destravar valor, pois vai focar em segmentos onde possui mais expertise e que há grande potencial de crescimento como óleo e gás downstream, setores que possuem mais sinergias com a atual operação o grupo. Vale ainda lembrar que os resultados de 2019, foram prejudicados por conta da Oxiteno e pela Extrafarma, que foi vendida recentemente por R$ 700 milhões à Pague Menos.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte