A Tupy S.A. (“Companhia”, B3: TUPY3), comunica aos Srs. Acionistas e ao mercado em geral o desenvolvimento de projeto com BMW Group Brasil e Senai Paraná, visando o desenvolvimento de processo de reciclagem de células de baterias de íon-lítio dos veículos da BMW por hidrometalurgia, processo mais sustentável que os utilizados atualmente e que envolve menos emissões de gases de efeito estufa. 

Cada parte trará conhecimentos específicos para os estudos dentro de sua área de atuação. A Tupy, dentro da frente da Tupy Tech, tem dedicado seu conhecimento em materiais e metalurgia ao desenvolvimento de tecnologias que contribuam com a jornada de descarbonização dos clientes.

O Senai Paraná será o executor do projeto e responsável pelas atividades e respectivas entregas dos resultados da pesquisa, que será realizada no Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI-EQ), em Curitiba (PR). 

Já o BMW Group Brasil fornecerá seu conhecimento técnico e as baterias dos veículos elétricos para o desenvolvimento do processo de reciclagem por hidrometalurgia.

O projeto abre uma nova rota para uso de minerais reciclados na fabricação de baterias novas, o que diminuirá sensivelmente a dependência da matéria-prima mineral primária. 

O projeto ainda avaliará a ressíntese do material reciclado, demonstrando o grau de pureza adequado do processo de reciclagem. Com duração de 24 meses, a intenção é que os primeiros resultados sejam avaliados ainda neste ano.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte