Diversão Inclusiva para crianças autistas

Criança precisa ser feliz, brincar, ter contato com outras crianças e explorar o mundo. Os passeios oferecem uma ótima oportunidade para fortalecer vínculos e criar memórias para a vida toda. A Lei Federal 12.764 de 27/12/2012 determina que a pessoa com transtorno do espectro autista (TEA) é considerada pessoa com deficiência e para incentivar uma educação e diversão inclusiva, a lei prevê que as crianças com TEA têm o direito à meia-entrada em parques, teatros e espaços de lazer e ela e seus acompanhantes não precisam esperar em filas.  

Seguem algumas dicas onde a lei é respeitada e as crianças com TEA são bem acolhidas: 

Animália Park 

O parque possui acessibilidade para locomoção e, para famílias com crianças autistas, tem guia sensorial e prioridade na fila. Autistas e um acompanhante pagam 50% do valor do ingresso.  

Acqualina – Andradina / SP 

O parque temático é o primeiro do Brasil totalmente preparado para receber crianças autistas. Nele, é possível usufruir da sala de desaceleração, Quiet Room, um espaço silencioso com luzes reguláveis e assentos confortáveis para os visitantes e familiares poderem se regular em momentos de crises sensoriais. As atrações contêm um guia com informações sobre como uma criança com dificuldades no processamento sensorial pode ser afetada em cada experiência que o parque oferece. A equipe é altamente treinada e capacitada para receber as famílias atípicas. 

Zoo Foz 

A Zoo Foz (no Morumbi) é uma organização sem fins lucrativos. Atua nas áreas de Educação Ambiental e Terapia Assistida por Animais com equipe formada por profissionais e voluntários. Eles levam os animais para as instituições para atendimento auxiliar no tratamento de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista, e atualmente atendem em torno de 400 pessoas/mês gratuitamente. Crianças autistas, PCD e acompanhante ganham 50% de desconto. 

Circo Patati Patatá 

Todo primeiro domingo do mês, às 14h30, acontece a Sessão Inclusiva, com intérprete de Libras, som e iluminação adaptados e com liberdade para entrar e sair sempre que necessário.  

Espaço Itaquerinha do Shopping Metrô Itaquera 

Localizado na zona leste da capital paulista, o shopping vem tornando a sua programação mais inclusiva. Uma das ações é a “Hora do Silêncio” em todos os eventos. O que significa reduzir os estímulos sonoros e visuais para uma melhor experiência para as crianças com TEA. 

Espaço Aconchego do Golden Square, no ABC 

O Espaço Aconchego, localizado no Espaço Família, é um refúgio para crianças, adolescentes e adultos com TEA e permite que elas consigam se acalmar em momentos em que as emoções estão à flor da pele. O espaço tem adesivos nas paredes para lembrar o céu, balanço, brinquedos interativos, abafadores de ruídos e assentos. Ainda é possível colocar uma música relaxante e regular a intensidade da iluminação. O shopping também oferece crachás identificadores para visitantes com TEA, garantindo atendimento prioritário. 

Cidade do Livro 

A livraria temática oferece uma viagem pelo fantástico universo da leitura por meio de um enredo teatral interativo com personagens únicos, que estimulam a criatividade e valores fundamentais para o desenvolvimento infantil. A criança autista não paga ingresso e seu acompanhante paga metade do valor. 

Kinoplex Azul  

Oferece sessões mensais de cinema especialmente adaptadas para pessoas com transtorno do espectro autista. Crianças e adultos poderão se sentir à vontade para curtir um filme, com cada detalhe pensado para seu conforto e bem-estar: a sala de cinema conta com iluminação leve durante toda a sessão, o volume do som é mais baixo, há livre movimentação dentro da sala e a ocupação é reduzida.  

Planetário do Ibirapuera 

Existem sessões especiais do Show da Luna adequadas para crianças com Transtorno do Espectro Autista. O evento conta com transições mais suaves e o som é regulado para ser mais baixo, proporcionando uma experiência mais confortável para esse público. 

Roda Gigante Rico 

A roda-gigante de São Paulo está localizada no Parque Cândido Portinari, ao lado do Parque Villa- Lobos, zona oeste da capital. Pessoas com deficiência, além da meia-entrada, contam com atendimento prioritário, cabine e elevador exclusivos para melhor aproveitamento do passeio. 

Lembre-se: a diferença está no detalhe, empatia é fundamental e sempre é tempo de mudarmos nossa forma de pensar e agir. Aguarde, na próxima sexta-feira, mais dicas para você.

Conheça a Rio Bravo Investimentos

Aqui na Rio Bravo você pode ter acesso os mais variados conteúdos e serviços disponíveis. Acesse a Órbita e fique por dentro dos nossos conteúdos! Além disso, você pode conhecer e acompanhar os nossos principais produtos, em dados e análisesinforme de rendimentos entre outros assuntos voltados para investimentos e finançasEntre em contato!

O post Tudo sobre diversão, educação e inclusão – A inclusão começa por você apareceu primeiro em Rio Bravo Investimentos.

Publicidade

A análise dos

resultados trimestrais

ajuda a redefinir suas estratégias