A análise técnica é um conjunto de métodos de avaliação de investimentos que se baseia na analise das séries de preços passados para projetar o comportamento futuro. Portanto, basicamente, visa identificar tendências e antecipar o comportamento do mercado.
Com isso, orientando decisões de compra, venda ou, até mesmo permanência neutra em algum investimentos. Do mesmo modo, o principal formato de avaliação é através de figuras gráficas e padrões entre preços e volumes de negociação.
Principais conceitos de definição para a Análise Técnica
É o estudo do mercado, por meio de uso de gráfico, com objetivo de prever as tendências futuras de preços. Bem como, a interpretação com objetivo de antecipar os movimentos futuros de preços em um intervalo curto de tempo. Deste modo, aproveitando as recomendações IMA para encontrar distorções e superar o desempenho da média do mercado.
Três principais premissas:
Para que as oscilações de preços passados possam orientar decisões futuras, é preciso seguir três premissas básicas:
1- O preço desconta tudo
O motivo da movimentação dos preços podem ser os mais diversos e, na maioria das vezes, difícil de descobrir. Portanto, o analista técnico, não está preocupado com isso e entende que toda a informação já está embutida no preço.
Seja informação macroeconômica, fatos relevantes, conjuntura setorial, até mesmo balanços das empresas e fatores políticos. Na analise técnica, o importante é como os preços se movem, pois o principal estudo é saber quando comprar ou vender, sem precisar entender o motivo do movimento.
Atenção: a análise técnica vai contra o conceito de mercado eficiente.
A característica de mercado eficiente é que os preços sempre refletem todas as informações existentes. Nesse caso, não existem ações caras ou baratas, pois o mercado eficiente já precifica no valor justo. Seguindo essa hipótese, não seria possível atingir retornos acima da média no longo prazo, nem com análise técnica, tampouco com a analise fundamentalista.
2- Os preços se movem em tendência
O comportamento da massa dos investidores gera tendência, ou seja o mercado não é aleatório e mostra situações de previsibilidade. Por isso, em minhas sugestões táticas de Swing Trade costumo aproveitar as consequências deste movimento.
O preço tende a refletir o pessimismo ou otimismo dos investidores. O objetivo de representar o movimento dos preços no gráfico é conseguir identificar tendências futuras em estágios iniciais e tirar proveito desse movimento para obtenção de lucro. Dessa maneira, uma tendência ativa tem maior probabilidade de continuar do que de reverter.
3- A história se repete
Mesmo reconhecendo que ganho passados não são garantia de lucros futuros, em geral, os preços e o comportamento apresentam padrões que se repetem. Assim, é possível traçar estimativas e sugerir alvos para algumas oportunidades.
O mercado se movimenta por percepção de uma massa de pessoas. O comportamento das pessoas também segue a lógica emocional e refletem variáveis psicológicas como medo e ganância. Por meio do comportamento é possível identificar padrões que se repetem ao longo do tempo. A repetição desses padrões identificadas no gráfico, aumentam a previsibilidade do mercado.
Algumas diferenças entre Análise Técnica e Fundamentalista
Em suma, a análise técnica baseia-se em dados do mercado, quantitativos. Já a análise fundamentalista, possui um foco maior nos dados e elementos individuais de cada investimento, qualitativos.
Contudo, enquanto muitos acham que são opostos, gostos de deixar claro que ambos são complementares. Pois através do aproveitamento de cada técnica podemos encontrar ótimas oportunidades de entrada em investimentos com bons fundamentos.
Por isso, venha conhecer as minhas sugestões na categoria Estratégias > Recomendações IMA. Com o objetivo de superar Ibovespa, apresento uma Carteira Trimestral, sugestões táticas com Swing Trade e sinais com pontos de entrada para quem gosta de Day Trade com índices opções. Veja por aqui.