A métrica Tracking Error, em tradução livre conhecida como erro de rastreamento, mede a diferença entre o desempenho de um fundo com relação ao índice de referência. Ou seja, busca identificar o nível de aderência que uma carteira de investimento consegue replicar (acompanhar) o indicador.

Um conceito importante no mercado financeiro, especialmente quando se trata de investimentos em fundos de índice ou fundos de investimento passivos. Estes com o objetivo de apresentar os mesmos desempenho que seus índices, por exemplo: ETFs que replicam índice de ações (como BOVA11 que deve acompanhar o desempenho do Ibovespa), ou Fundos Referenciados de Renda Fixa que replicam o desempenho do CDI.

Como funciona o Tracking Error

Primeiro, é importante escolher um índice de referência apropriado capaz de representar o mercado ou a classe de ativos que você deseja acompanhar. Por exemplo, o S&P 500 para ações dos EUA ou o Ibovespa para ações brasileiras.

Gestores de fundos passivos buscam replicar o desempenho do índice selecionado. Isso significa que o retorno esperado do fundo deve ser semelhante ao do índice, antes de quaisquer taxas e despesas.

Dessa forma, encontra-se alternativas dentro dos objetivos e o Tracking Error pode ser calculado. Assim, comparando o retorno real do fundo com o retorno do índice de referência durante um período específico. O método mede a volatilidade da diferença entre os dois retornos.

Um Tracking Error baixo indica que o fundo está seguindo de perto o índice. Por outro lado, um Tracking Error alto indica que o fundo está se desviando mais significativamente do índice.

Todo investidor ficaria feliz em ver seu ETFs desempenhando 10% acima de seu índice de referência, contudo esse desempenho representa uma falha de gestão. Pois sinaliza que o índice não está absorvendo todos os ajustes do indicador.

Causas e desvios

Desvios do Tracking Error podem ocorrer devido a várias razões, como: taxas e despesas do fundo, reinvestimento de dividendos, atrasos na execução de negociações, bem como desvios deliberados da estratégia de investimento.

Portanto, investidores e gestores de fundos usam o Tracking Error para avaliar o quão bem um fundo está cumprindo sua estratégia de replicar um índice. Um Tracking Error muito alto pode indicar que o fundo não está atingindo seu objetivo de replicação do índice.

Dessa forma, a métrica é útil para investidores que desejam entender o desempenho de fundos passivos e a precisão com que eles replicam um índice de referência. No entanto, é importante lembrar que nem todo Tracking Error é negativo; às vezes, gestores de fundos podem aceitar um certo grau de erro para buscar oportunidades de superação do mercado. Portanto, é importante considerar o contexto e as metas do investimento ao avaliar o Tracking Error.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.  E para conteúdos exclusivos que podem turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 07 dias grátis!

Publicidade