A Track&Field apresentou seus resultados referentes ao 4T20 na noite de ontem. A companhia realizou sua oferta pública inicial de ações em 2020, ano em que também passou a realizar uma série de eventos digitais, apresentou crescimento de 239% nas vendas por e-commerce e ainda abriu 35 novas lojas. A empresa parece ter conseguido capturar bem as oportunidades do cenário mais adverso instaurado após a chegada do coronavírus no país. Entre os principais destaques, estão:
• O Sell Out total, resultado da soma da venda bruta em todos os canais de venda do Grupo Track&Field (incluindo lojas, franquias e e-commerce); cresceu 36,3% YoY, para R$ 214,6 milhões no 4T20;
• A Receita Líquida neste trimestre totalizou R$ 121,5 milhões, favorecida novamente pela forte e contínua evolução das vendas através dos canais digitais e pela retomada econômica gerada pelo afrouxamento das medidas restritivas de mobilidade social. Ainda que o cenário econômico permaneça incerto, principalmente em comparação com o mesmo período do ano passado; registramos crescimento de 34,4% YoY, mesmo com a queda acentuada nas receitas provenientes de eventos;
• O grande destaque positivo na Receita Líquida do 4T20 foi mais uma vez o e-commerce, que mais que triplicou em relação ao mesmo trimestre de 2019 (+211,0% YoY) para R$ 9,9 milhões, atingindo uma participação de 8,1% da receita líquida versus 3,5% no mesmo período de 2019;
• As Despesas com Vendas aumentaram 25,1% no trimestre, reflexo principalmente do aumento das despesas variáveis, em função do forte crescimento das vendas, impactando principalmente despesas com pessoal (loja), marketing e gastos associados a operação de e-commerce (plataforma e fretes). Já as Despesas Gerais e Administrativas registraram recuo de 9,5% no 4T20 vs. 4T19, refletindo otimização de despesas através de sinergias entre áreas corporativas; bem como a redução de gastos gerais em todas as áreas e busca por maior eficiência;
• O EBITDA totalizou R$ 33,4 milhões no trimestre, demonstrando a retomada de nossos resultados após os impactos das restrições impostas pela pandemia, favorecido também pelo crescimento de vendas no período festivo de final de ano. A Margem EBITDA no 4T20 foi de 27,5%. No ano, o EBITDA totalizou R$ 51,5 milhões, com margem de 19,3%;
• O Lucro Líquido atingiu R$ 20,9 milhões no 4T20, ficando 26,5% inferior ao mesmo trimestre do ano anterior. Destaque para a recuperação da margem frente aos três primeiros trimestres do ano, alcançando 17,2% no período.
Impacto: Positivo. A empresa apresentou um forte resultado, com grande crescimento do e-commerce. Ainda, a Track&Field mostrou aumento do Sell Out total, que se consolidou a um patamar superior ao de sua receita líquida, mostrando bom desempenho de vendas dos franqueados, o que é positivo à medida que estes farão novas compras ao longo dos próximos meses. Ainda, a companhia ampliou o número de lojas no período, mesmo diante de um cenário adverso para o varejo físico. Gostamos dos números e acreditamos que a empresa tenha provado até o momento ter potencial de crescimento de sua operação. Por ora, acreditamos que estes efeitos positivos já estejam precificados no ativo; mas acreditamos que um avanço do cenário de vacinações possa colaborar para o aumento dos ganhos com o papel.