Veja a avaliação da Guide referente a TOTVS (TOTS3) que entrou na Carteira Top Pick de Novembro. Sendo assim, a companhia entrou no portfólio mensal da corretora para substituir a Minerva (BEEF3) em uma troca estratégica.

TOTVS é líder no seu segmento

De acordo com a Guide, a TOTVS é a companhia líder no segmento de softwares de gestão empresarial no país. A companhia tem como propósito “simplificar o mundo dos negócios”, desenvolvendo, comercializando e implementando ferramentas e plataformas tecnológicas com soluções especializadas para o core business de seus clientes. Com uma base instalada de mais de 30 mil clientes, a TOTVS atua principalmente no Brasil, além de presença internacional em mais de 41 países.

Segundo os analistas da Guide, em seu último resultado publicado, a empresa trouxe bons números. Com forte crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior, levemente acima do esperado pelo mercado.

A receita líquida consolidando, as diversas linhas de negócios da companhia, viu crescimento de 30% a/a, atingindo R$966 milhões, impulsionada pela: (i) expansão de 37% a/a e 54% a/a nas receitas de SaaS (Software-as-a-Service) e Dimensa (Joint-Venture com a B3), respectivamente, aliado ao repasse da inflação para o consumidor e elevado patamar de renovação dos serviços, (ii) aceleração das vendas no segmento de business performance, com destaque para a expansão de up-selling do produto Entry-Level e do cross-selling de CRM e (iii) crescimento líquido de 19% a/a nas receitas da techfin, acelerada pelo aumento de 3% na produção de crédito da companhia.

Além disso, outros destaques ficaram para o resultado financeiro positivo e dívida líquida negativa no período. Nesse sentido, vale ressaltar o bom comprometimento da empresa com redução de custos e solidez nas suas operações, crescendo em diversas linhas de receita principalmente as que possuem as maiores fatias das suas receitas (como Gestão e Techfin), impactada majoritariamente pelo aumento dos juros, que estão sendo repassados com eficiência para os seus clientes.

A companhia apresenta como principais riscos

(i) dificuldades no processo de integração de empresas adquiridas;

(ii) manutenção de uma oferta de soluções atrativas em um mercado em constante transformação;

(iii) um aumento do churn (taxa de cancelamento) pode impactar as receitas da empresa.

Por fim a Guide destaca que as investidas da Totvs com outras grandes companhias mostram que a empresa tem potencial também na exploração de novos negócios.

Vemos a Totvs como um dos players mais bem posicionados no setor de tecnologia no país”. Ressaltaram os analistas da Guide.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte