Confira o comentário da equipe da Toro Investimentos sobre o que de mais importante aconteceu em fevereiro. Além disso, os analistas também comentam as perspectivas e os principais pontos que os investidores precisam ficar atentos em março.
Toro retoma fevereiro
A eleição de candidatos alinhados ao Planalto nas presidências do Congresso trouxe otimismo de que a pauta de reformas voltasse a andar no Legislativo. Contudo, a maré virou rapidamente.
A retomada do auxílio emergencial está em discussão, mas não são claras as contrapartidas em termos de ajuste fiscal. Ademais, a votação da PEC Emergencial, que traria esses mecanismos, foi adiada e pode ser desidratada.
Por fim, Bolsonaro trocou o presidente da Petrobras, assustando parte do capital externo e aumentando a desconfiança na ideia liberal do governo. Para completar, a alta dos juros de longo prazo americano reforçou a saída de capitais do Brasil.
Perspectivas para março
Dada a quantidade de incertezas, a Toro acredita que março tende a ser um mês mais turbulento. Entretanto, parte dos problemas podem ser resolvidos já nas primeiras semanas, a depender do andamento da pauta de votações no Congresso.
Além disso, as sinalizações do Governo sobre privatização de estatais também podem ajudar a acalmar os ânimos após a intervenção na Petrobras.
No exterior, as campanhas de vacinação seguem em curso, mas alguns problemas de falta de vacinas já começam a aparecer mesmo em países centrais europeus. Enfim, se a tendência de queda da pandemia por lá sofrer alguma reversão, é possível termos nova volatilidade na bolsa brasileira.
A temporada de resultados está a todo vapor, e você não pode perder as oportunidades que se abrem nesse período! Participe do poder dos resultados. Oferecemos 7 dias grátis, sem burocracia chata em caso de cancelamento ao término do seu período de testes. Confira aqui.