Os títulos públicos são instrumentos de dívida emitidos pelo governo para financiar suas atividades. No Brasil, eles são oferecidos por meio do Tesouro Direto, um programa que permite que pessoas físicas invistam diretamente em títulos da dívida pública federal.

Entre os principais tipos de títulos públicos, destaca-se o Tesouro Selic, que tem rentabilidade pós-fixada atrelada à taxa Selic. Ele é ideal para quem busca baixo risco, sendo indicado para reservas de emergência, já que protege contra oscilações do mercado. Outra opção é o Tesouro Prefixado, cuja rentabilidade é definida no momento da compra. Esse título é indicado para quem prefere previsibilidade ou acredita que os juros irão cair, embora possa ter oscilações se vendido antes do vencimento.

O Tesouro IPCA+ combina uma taxa fixa com a variação da inflação medida pelo IPCA, sendo indicado para objetivos de longo prazo, como a aposentadoria. Há também a versão com juros semestrais, que permite receber uma renda recorrente ao longo do tempo.

Nesse caso destaca-se muito o Tesouro IPCA+ justamente pelo momento o qual vemos uma alta de inflação recorrente no nosso país. Ademais, hoje conseguimos encontrar títulos de IPCA+7% o que trás a segurança do governo junto a uma rentabilidade que não víamos há anos. Outrossim, é o fato de que no longo prazo o IPCA+ bateu o CDI em 100% dos casos, o que o torna uma opção ainda mais viável como está descrito na tabela abaixo feita pela TAG Investimentos.

Fonte: TAG Investimentos

Agora você sabe como os Títulos Públicos podem trazer segurança e rentabilidade para a sua carteira não perca a chance de aproveitar o melhor momento para investir!

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

Vamos conversar sobre como esses investimentos podem transformar sua estratégia financeira. São muitos títulos disponíveis no tesouro. Você já sabe qual é o melhor para comprar neste momento? Não sabe? Então chame um assessor especializado para te ajuxar a entender este mercado. Aproveite este timing para ganhar ágio com títulos públicos.

Conteúdo escrito por: Estêvão Brugnera – Sócio, assessor e economista na Unifique Invest – BTG Pactual