Com a Selic chegando a 10,75% ao ano, investidores estão repensando suas estratégias. Conforme Marília Fontes, cofundadora da Nord Research em matéria ao E-Investidor, traz um alerta importante: os títulos pós-fixados, que seguem a taxa Selic, podem não ser a melhor escolha no momento. Mesmo com a elevação dos juros, as opções mais vantajosas na renda fixa continuam sendo os títulos prefixados e aqueles indexados ao IPCA.

Títulos prefixados no radar

Desde que o governo revisou as metas fiscais em abril, o mercado vive uma fase de incertezas sobre as contas públicas. Esse temor gerou um aumento no prêmio oferecido pelos títulos prefixados, que chegaram a 12%, e pelos títulos IPCA+, com retornos de até 6,6%.

“Com a alta da Selic, há mais prêmio nos prefixados e IPCA+. O mercado continua desconfiado da política fiscal”, diz Fontes.

Esse cenário reforça a busca por papéis que oferecem retornos garantidos, mesmo em um contexto de incerteza econômica. Marília Fontes destaca na matéria que a duração desse momento favorável para os prefixados vai depender do posicionamento do governo sobre os gastos públicos. Caso o governo sinalize cortes, a atratividade desses títulos permanecerá. Caso contrário, os pós-fixados podem voltar a ganhar espaço.

Duas dicas de investimento

Prefixados voltam ao radar, mas cuidado com a volatilidade de curto prazo. Se o governo controlar os gastos, os títulos prefixados, com retornos de até 12%, continuarão como a melhor alternativa para quem quer garantir rentabilidade no cenário atual. Entretanto, se trata de um título para investidores que pretendem deixar o dinheiro aplicado para prazos médios e longos (um ano ou mais).

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

IPCA+ para proteção contra inflação. Quanto mais longe a data de vencimento do título maior o risco/retorno. A escolha do prazo depende do seu perfil de investidor. De qualquer forma, a modalidade serve para proteção adicional, pois os títulos indexados ao IPCA, que rendem com a inflação, são uma boa alternativa, especialmente se o governo não ajustar suas contas.

    Agora, para tomar as melhores decisões de investimento, acesse o Clube Acionista em renda fixa. Pela plataforma, oferecemos relatórios de diversas fontes e uma lista de consenso dos principais analistas.

    Não perca a chance de escolher os títulos mais adequados e garantir bons retornos mesmo em tempos incertos. Acesse a área renda fixa agora e aproveite!