Conheça o FII TG Ativo Real (TGAR11) que faz parte da Carteira Recomendada de Fundos Imobiliários da XP. Dessa forma, o ativo integra a carteira que mantém sua maior alocação em fundos imobiliários com caráter mais defensivos.
Características do TGAR11
De acordo com a XP, o TG Ativo Real FII tem como objetivo proporcionar rendimento aos cotistas mediante distribuição de lucros e valorização das cotas, advindos da exploração de Ativos Imobiliários de Renda e de Desenvolvimento. De acordo com a gestora, “a principal atuação do TGAR11 é na integralização de ativos em fase de desenvolvimento, fornecendo expertise em governança e funding para desenvolvedores imobiliários regionais”.
O TGAR11 é um fundo híbrido, gerido pela TG Core Asset, e sua carteira concentra ativos de
recebíveis e ativos de desenvolvimento imobiliário, de modo a equilibrar o fluxo de caixa dos primeiros com o potencial de valorização dos últimos. O foco da atuação do fundo é em imóveis de regiões ligadas ao agronegócio. Assim, em dezembro de 2022, possuía 184 ativos, situados em 20 estados e 106 municípios.
Portfólio
Conforme a análise da XP, o fundo possui 88,87% do seu patrimônio líquido em Equity, dos quais 65,54% são em Loteamentos e 19,25% em Incorporação. Além disso, 8,24% do portifólio está alocado em CRIs, e o restante distribuídos em estratégias diversas. Seu portfólio é bem diversificado, atualmente composto por, empreendimentos de loteamento, incorporações verticais, incorporações horizontais, empreendimentos multipropriedade em regiões turísticas e séries de CRIs. A carteira de equity é a classe que mais contribui para a receita do Fundo, sendo responsável por mais de 70% do valor distribuível mensalmente. De acordo com gestores, o resultado é reflexo de dois principais fatores: (i) boa velocidade de vendas, a qual pode ser atribuída, em parte, ao menor ticket médio quando comparado às demais tipologias; e (ii) obras evoluídas, o que possibilita o reconhecimento do lucro contábil dos empreendimentos e, consequentemente, a distribuição de resultados mediante apuração de receitas advindas das carteiras
Segundo a XP,o fundo utiliza como estratégia a implantação de rígidas práticas de governança e gestão contábil nas sociedades em que participa, além de buscar um equilíbrio entre ativos com maturação mais longa e maior retorno com ativos para geração de caixa no curto prazo. O seu dividend yield anualizado, considerada sua última distribuição de proventos, foi de 14,81%.
Visão e recomendação
“Acreditamos que o portfólio do fundo é constituído por estratégias bem consolidadas, em destaque para os loteamentos que vêm conseguindo apresentar bons indicadores operacionais. De acordo com nosso modelo econômico-financeiro, nosso preço alvo do TG Ativo Real FII é de BRL 163/cota, o que representa um upside de ~43% em relação ao preço atual da cota“. Disseram os analistas da XP.