O Tesouro Selic 2026 é umas das opções para investir em renda fixa encontradas Carteira da XP . Assim, a corretora salientou que o investimento é ideal para a construção de uma reserva de emergência e/ou gestão de caixa.

Conhecendo o Tesouro Selic

De acordo com a XP, a classe é representada por ativos atrelados à variação de um dia da taxa básica de juros (Selic ou CDI). A remuneração acompanha, portanto, altas e baixas nas taxas de juros. A LFT, ou Letra Financeira do Tesouro, é um título de dívida emitido pelo Tesouro Nacional com intuito de financiar as atividades do governo central. Cerca de 70% das LFTs encontram-se em fundos de investimento ou em grandes bancos, sendo usadas majoritariamente para alocação de caixa

Os analistas da XP ressaltaram que em caso de resgate antes do vencimento, não há garantia acerca do valor a ser resgatado, em razão da marcação a mercado. Porém, nos vencimentos mais curtos, a rentabilidade, mesmo em uma eventual necessidade de saída antecipada via mercado secundário, tende a ficar cada vez mais próxima daquela contratada no momento da aplicação. Sendo assim, as LFTs curtas podem ser consideradas como alternativas para caixa de curto prazo, reserva de emergência e alocação para garantias.

Alta da taxa de juros beneficia ativos pós fixados

Segundo a XP, os títulos públicos federais são emitidos pelo Tesouro Nacional e compõem a dívida pública interna. Servem como instrumento de captação de recursos para que o governo execute suas atividades. Todos os títulos públicos são ativos de renda fixa, ou seja, o investidor conhece as condições de remuneração no momento da compra do papel e, caso fiquem com o título até o vencimento, a remuneração final será exatamente a contratada na aplicação.

“Nosso cenário base é de que a taxa Selic encerre 2023 em 12,0%. Ou seja, os ativos pós fixados devem continuar a se beneficiar do nível alto da taxa básica de juros”, concluíram os analistas da corretora.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade.
Veja por aqui.

Publicidade