Investidores que acompanham o mercado financeiro têm se deparado com uma oportunidade intrigante nos títulos do Tesouro Direto. A alta dos rendimento do título do Tesouro IPCA+ que abre espaço para um alto potencial de valorização.
O Tesouro IPCA+ com vencimento em 2045 recentemente alcançou uma taxa prefixada de mais de 6,13%. Patamar que representa o maior retorno real do título desde novembro de 2023.
A demanda por esses títulos estão intensas que o Tesouro Nacional já teve que suspender temporariamente suas negociações. Assim, indicando uma alta volatilidade nas taxas de juros e o aumento nos pedidos de prêmio (taxas).
Potencial de multiplicação do Tesouro IPCA+
Embora essa suspensão possa afetar momentaneamente a liquidez dos investidores, segurar o Tesouro IPCA+ a uma taxa tão atrativa até o vencimento pode ser lucrativo. Conforme Vitor Miziara, sócio da Performa Ideias, quem optar por manter o papel até o final do prazo pode ver seu investimento se multiplicar em mais de 5 vezes. Esse aumento na taxa do título reflete a demanda do mercado por juros mais elevados por parte do governo.
Enquanto o Brasil tem reduzido suas taxas de juros básicas gradualmente, de 13,75% no ano passado para os atuais 10,75%, os Estados Unidos não seguem pelo mesmo caminho. Aliás, com uma tendência continuidade de altas taxas por mais devido à economia forte e à alta inflação. Assim, a disparidade entre as políticas monetárias dos dois países pode levar o Banco Central brasileiro a interromper as reduções dos juros mais cedo do que o esperado, visando evitar uma fuga de capital estrangeiro.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
Diante desse cenário, os investidores têm a indicação de que as taxas de juros futuras permanecerão elevadas no longo prazo. Essa perspectiva elevam os títulos do Tesouro IPCA+, oferecendo uma oportunidade única para aqueles que buscam maximizar seus retornos.
Ao aproveitar essa tendência, os investidores podem posicionar suas carteiras de investimentos de forma estratégica visando o médio/longo prazo. Portanto, capitalizando sobre as potenciais valorizações dos títulos públicos, como o Tesouro IPCA+ com vencimento em 2045, e potencialmente alcançando ganhos significativos no futuro.
Quer saber quais as recomendações para investir na renda fixa? Veja as análises e sugestões conforme diversos analistas no Clube Acionista, por aqui.