Publicidade

TESOURO DIRETO, o que é, e como começar a investir?

Vamos começar do básico? Investir não precisa ser difícil e um exemplo disso são os títulos do Tesouro Direto. Nunca ouviu falar? Vem que hoje você vai sair um expert em Tesouro Direto.

Em termos simples, o Tesouro Direto é um programa do governo brasileiro que permite a compra de títulos públicos pela internet. Esses títulos são emitidos pelo Tesouro Nacional e representam uma forma segura de investir, com a garantia do governo.

Atualmente existem 5 tipos de títulos disponíveis. O Tesouro Selic, Tesouro IPCA, Tesouro Prefixado, o Renda+ e o Educa+. Cada um tem características e objetivos diferentes. Vamos passar por eles rapidinho para você entender cada um deles.

o Tesouro Selic é considerado pós fixado, já que é indexado a taxa Selic, é um dos mais conhecidos e ideal para quem quer começar a investir e montar uma reserva de emergência, já que ele tem liquidez diária. Atualmente existem dois títulos do Tesouro Selic disponíveis, que se diferem apenas pela data de vencimento, sendo eles TESOURO SELIC 2026 e o TESOURO SELIC 2029.

O Tesouro IPCA é um título hibrido, ele tem uma parte da rentabilidade fixa e uma parte atrelada ao índice de inflação, IPCA. Normalmente o tesouro IPCA+ é indicado para investidores com foco no longo prazo, já que ele protege seu rendimento das inflação, mantendo seu poder de compra.

Existem alguns títulos do Tesouro IPCA que se diferem pelo vencimento e pelos juros semestrais, uma forma diferente de receber os seus rendimentos. Funciona assim. Nos títulos IPCA+ com juros semestrais, uma parte do seu rendimento volta para você a cada semestre, ele é bem interessante para quem precisa do seu rendimento para complementar a renda.

Para aquelas pessoas que querem saber exatamente quanto vão receber pelo investimento, o Tesouro Prefixado é ideal. Já que nele a taxa de rentabilidade é definida na hora do investimento e seu título vai render aquele valor até a data de vencimento.

Os títulos Educa+ e Renda+ são novos no Tesouro Nacional e e a diferença deles para os títulos classicos é a forma de retorno do investimento.

O Tesouro Renda+ é um título voltado para a aposentadoria complementar. O rendimento desse título é pago em parcelas mensais a partir da data de conversão, que acontece 240 meses antes da data de vencimento. Incluindo a própria data de vencimento. Por exemplo. Se você investir no Tesouro Renda+ 2030, em 2030 você começará a receber parcelas mensais do seu rendimento por 20 anos, até 2050.

A rentabilidade do Renda+ funciona do mesmo modo que o IPCA+, uma parte é fixa e a outra atrelada ao IPCA.

O Educa+ segue a mesma linha, mas dessa vez, com investimentos focados na educação. O pagamento da rentabilidade é feito em 60 parcelas mensais, ou seja investindo no título Renda+ 2029, em 2029 você começará a receber parcelas mensais do seu rendimento por 5 anos, até 2034. E a rentabilidade também funciona de forma hibrida, uma parte fixa e a outra atrelada ao IPCA.

O Tesouro Direto é um ótimo investimento para quem busca segurança, flexibilidade e facilidade, afinal, ele é garantido pelo governo e você pode investir em diversos títulos a depender do seu objetivo.

Vale lembrar que o Tesouro Direto tem incidência do Imposto de renda!

E ai, ficou interessado? Vem investir no tesouro com a CM Capital!

Abra sua conta gratuita em:
https://eplus.cmcapital.com.br/abrasuaconta/

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria, quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. O conteúdo da publicação pode conter elementos de texto gerados por inteligencia artificial. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Leia também

Publicidade

Newsletter - Expresso Acionista

Ao preencher este formulário você está de acordo com a Política de Privacidade e Termos & Condições

Leia também

Publicidade
Agendas
Análises
Carteiras
Recomendações
Recomendações (IA)
Análises Técnicas
Análises Fundamentalistas
Filtro de Oportunidades

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.