A Teoria das Expectativas Puras é uma teoria que busca explicar como as taxas de juros a termo, isto é taxas de juros para diferentes períodos no futuro, são determinadas. Assim, ocorrem com base nas expectativas dos investidores sobre as taxas de juros futuros. O conceito faz parte da teoria das curvas de juros, que se concentra nas relações entre as taxas de juros para diferentes prazos de vencimento.

Como funciona a Teoria das Expectativas Puras

Aqui estão algumas características e detalhes importantes sobre a Teoria das Expectativas Puras:

Conforme o próprio nome, a teoria parte do pressuposto que as taxas de juros a termo são formadas com base nas expectativas dos investidores sobre as taxas de juros futuros. Em outras palavras, as taxas de juros de longo prazo são uma média ponderada das taxas de juros de curto prazo esperadas para o futuro.

Dessa forma, assume uma relação linear entre as taxas de juros a termo e os prazos de vencimento. Ou seja, assume que os investidores são neutros em relação ao risco e às preferências temporais. Assim, as taxas de juros a termo aumentarão na mesma proporção dos prazos de vencimento.

De acordo com essa teoria, quando as taxas de juros de curto prazo são mais baixas do que as taxas de juros de longo prazo esperadas, os investidores tendem a comprar título longo aproveitando o prêmio e a valorização preço com a queda da taxa. Por outro lado, quando as taxas de juros de curto prazo são mais altas do que as taxas de juros de longo prazo esperadas, os investidores antecipam comprando o curto na espera de uma inversão da curva.

Hipóteses Simplificadoras

Conforme diversos estudos, a Teoria das Expectativas Puras é um conceito simplificado que não leva em consideração fatores como risco, especificidades de liquidez, prêmios de risco adicionais ou intervenção governamental em mercados de títulos. Assumindo que os investidores têm expectativas racionais e que os mercados funcionam de forma eficiente.

Dessa forma, o conceito se aplica na análise de títulos de renda fixa, como títulos do governo e títulos corporativos. Ou seja, para entender como as taxas de juros de mercado são determinadas com base nas expectativas dos investidores.

Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.  E para conteúdos exclusivos que podem turbinar sua carteira, assine Clube Acionista. Experimente 07 dias grátis!

Publicidade