Caro Investidor!
Sem querer jogar água fria, mas já jogando…como dizia a famosa personagem Amélie Poulain, de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001), dirigido por Jean-Pierre Jeunet, “são tempos difíceis para os sonhadores”, troquemos sonhadores por investidores em FIIs. Se em anos anteriores os Fundos Imobiliários ganharam espaço e holofote pós-pandemia por ser um investimento seguro e por pagar proventos mensalmente, nos últimos meses nem todos os tipos de FIIs trouxeram bons retornos. E 2025 será um ano difícil para os fundos imobiliários, mas há oportunidades (pode sonhar, investidor!).
Isso porque, segundo Cassiano Jardim, diretor de investimentos da Barzel Properties, “a falta de capacidade do governo em equacionar as questões fiscais combinado com a possível não continuidade de redução de taxa de juros nos EUA leva a um ambiente claro aumento considerável da taxa de juros, fazendo boa parte dos investidores migrarem para produtos de renda fixa pós-fixados”. Segundo ele, esse movimento de venda de cotas deve continuar a tendência de queda no setor de forma generalizada.
A longo prazo, melhor!
Entretanto, conforme explica Jardim, esses momentos trazem excelentes oportunidades para investidores com horizontes de investimento de longo prazo. “Já vimos cenários similares no passado, com indicadores macroeconômicos muito piores, e a reversão (IFIX cresceu mais de 100% meados de 2016 e início de 2020) foi bastante relevante. Entre 2015 e 2016 os juros reais chegaram a patamares acima de 7%a.a., mas com o país mostrando um crescimento negativo do pib nos dois anos (-3,5% em 2015 e -3,3% em 2016)”, recorda.
O especialista comenta que agora “estamos em patamares similares de juros reais, porém com estimativa de crescimento do PIB de 3,5% para 2024”. Dessa forma, ele sugere que pesquisar fundos que possuam bastante desconto em relação sua cota patrimonial, mas que apresentam boa diversificação de ativos e inquilinos, que possuam gestão transparente, resiliência na distribuição de dividendos (pode haver variação, mas estar sempre distribuindo), podem gerar boas oportunidades de ganho de capital para os investidores”.
Além disso, Jardim destaca que é importante o investidor ter muito claro o horizonte do investimento, que não necessite dele no curto/médio prazo. “O momento é de cautela, ter liquidez é importante para aproveitar as oportunidades que possam aparecer”, alerta.
Felipe Paiva, sócio na área de Mercado de Capitais de TozziniFreire Advogados, também considera 2025 um ano desafiador para os FIIs. Para ele, as perspectivas são impactadas pela Selic elevada. “Isso aumenta a atratividade da renda fixa, pressionando os preços das cotas e reduzindo a liquidez no setor. Apesar disso, setores como FIIs de papel, indexados ao CDI ou à inflação, devem continuar atrativos para os investidores”, comenta.
De acordo com Paiva, assim como Jardim, a desvalorização das cotas pode gerar oportunidades para investidores focados no longo prazo, especialmente em fundos com ativos de qualidade e inquilinos sólidos. “Embora desafiador, o cenário de FIIs em 2025 oferece espaço para estratégias bem fundamentadas em meio a um ambiente macroeconômico complexo.”
As recomendações do BTG Pactual
Para 2025, as preferências dos analistas do BTG Pactual, se baseiam em:
- fundos de recebíveis com exposição a ativos de perfil de risco high grade e indexação ao CDI, oferecendo maior estabilidade na distribuição de dividendos;
- fundos de recebíveis com exposição a operações indexadas ao IPCA, oferecendo a possibilidade de valorização por meio da marcação a mercado e carrego atrativo, uma vez que diversos fundos negociam com taxas superiores a IPCA + 8% ao ano;
- fundos de renda urbana, que oferecem maior estabilidade em termos de rendimentos, ampla diversificação geográfica, exposição a contratos atípicos e possibilidade de geração de ganho de capital via venda de ativos; e
- fundos de tijolo blue chip descontados que detenham carteiras diversificadas com ativos bem localizados.
Carteira recomendada janeiro: BTCI11; KNCR11; CPTS11; KNIP11; CLIN11; RBRR11; RBRY11; VILG11; BRCO11; BTLG11; KNRI11; BRCR11; PVBI11; HGBS11; HFOF11; TRXF11; HGRU11.
Sobre o filme
Para relaxar, quem sabe assistir o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain? Conta a história de uma jovem francesa que busca mudar a vida das pessoas ao seu redor. Repleta de um existencialismo delicado, a história acompanha Amélie (Audrey Tautou) em uma jornada que é simultaneamente sobre ela mesma e sobre os outros. Disponível no Apple TV e Amazon Prime.
(Imagem e fonte: Delirium Nerd)