A Telefônica divulgou seus resultados referentes ao 4T20. Estes vieram positivos com leve crescimento de algumas linhas, mesmo diante de um cenário adverso.

• O total de acessos móveis atingiu 78.532 mil ao final do 4T20, representando um aumento de 5,3% frente ao mesmo período do ano anterior, com market share total de 33,6% em dezembro de 2020, o maior nível em mais de dez anos;

• No pós-pago, a Telefônica Brasil atingiu 44.870 mil acessos em dezembro de 2020, um crescimento de 3,9% a/a. A base de clientes pós-pago representa 57,1% da base total de acessos móveis, com market share de 37,7% em dezembro de 2020. Enquanto no pré-pago, a base de clientes atingiu 33.663 mil acessos em dezembro de 2020, um crescimento de 7,2% a/a; com 905 mil adições líquidas no trimestre, atingindo market share de 29,3% em dezembro de 2020, um crescimento de 2,4 p.p. quando comparado ao 4T19;

• A Receita Líquida Móvel cresceu 1,6% no 4T20 quando comparada ao mesmo período do ano anterior. A performance reflete o crescimento da receita de serviço móvel, parcialmente compensada pela menor receita de venda de aparelhos;

• A Receita de Serviço Móvel cresceu 2,1% no 4T20, demonstrando recuperação gradual da atividade econômica e a crescente busca por conectividade e cobertura;

• Os acessos de Banda Larga Fixa registraram 6.276 mil clientes no 4T20, com redução de 9,1% em relação ao 4T19; principalmente devido às desconexões de clientes xDSL. Por outro lado, a base de clientes de FTTH, cujo ARPU é superior, continua com crescimento acelerado e apresentou alta de 36,3% a/a no 4T20, atingindo 3.378 mil acessos, resultado da estratégia da Companhia com foco na expansão da rede de fibra, que oferece maiores velocidades e melhor experiência para o cliente, e da migração de clientes para FTTH;

• Os acessos de TV por Assinatura atingiram 1.248 mil assinantes no 4T20, uma redução de 5,5% a/a no período; resultado da decisão estratégica da Companhia de descontinuar as vendas da tecnologia DTH. Em contrapartida, verificou-se uma melhora no mix de clientes em decorrência da evolução dos acessos de IPTV, que cresceram 24,7% a/a no 4T20;

• Os acessos de Voz totalizaram 8.995 mil no 4T20, uma redução de 16,8% quando comparados ao mesmo período do ano anterior, principalmente em função da substituição fixo-móvel e da migração do uso de voz para dados;

• Os Custos Operacionais , excluindo gastos com Depreciação e Amortização, caíram 3,4% quando comparados ao mesmo período do ano anterior; alcançando R$6.316 milhões no trimestre, em um período em que a inflação foi de +4,5% (IPCA-12M). A redução deve-se principalmente aos menores custos com comercialização de serviços;

• O EBITDA do 4T20 foi de R$4.877 milhões, um crescimento de 0,8% quando comparado ao 4T19, com margem EBITDA de 43,6% (+1,0 p.p. a/a), refletindo a expansão das receitas core combinada às medidas efetivas e duradouras de eficiência em custos adotadas pela Companhia;

• No 4T20, o Lucro Líquido alcançou R$ 1.293 milhões, um incremento de 1,5% na comparação anual em função da menor despesa com impostos no trimestre. Em 2020, o Lucro Líquido atingiu R$ 4.771 milhões, uma redução de 4,6% em relação a 2019.

Impacto: Marginalmente Positivo. A empresa hoje já atinge um mercado bastante relevante, possuindo robusta operação e diversificação da sua oferta de produtos e serviços. Durante o ano de 2020, a companhia conseguiu demonstrar crescimento leve em algumas linhas, como a receita líquida móvel e de serviços, e ao mesmo tempo diminuição de seus custos operacionais. Destaque para o pagamento de dividendos no período, na casa de 7% e crescimento do segmento de fibra ótica (FTTH); principal canal de crescimento da companhia para os próximos meses.

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