O comando da TIM Brasil deu um passo importante em seu processo de transformação digital; que pode lhe garantir vantagens competitivas frente às suas principais concorrentes, Vivo e Claro.
A subsidiária da Telecom Italia vai migrar 100% dos dois data centers que possui – em São Paulo e no Rio de Janeiro – para a infraestrutura da Oracle e da Microso; de modo que tudo seja processado remotamente.
Para Pietro Labriola, diretor-presidente da TIM, o projeto pode levar a uma economia de 25% de custos pela eficiência econômico-financeira dos serviços e um aumento de 35% na produtividade.
Uma das principais vantagens do modelo, de acordo com Labriola; é a flexibilidade para redimensionar a capacidade de armazenar e processar dados imediatamente, sem ter de comprar e instalar equipamentos.
Todos os serviços, como faturamento, gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM, na sigla em inglês), suporte, vendas e canais digitais estarão na nuvem. Serão desocupados 2,5 mil m2, onde operam hoje os data centers. Os equipamentos serão vendidos.
Impacto: Positivo. A nova decisão coloca a Tim à frente de seus concorrentes e ainda pode levar a empresa a uma economia de 25% de custos pela eficiência econômico-financeira dos serviços e um aumento de 35% na produtividade.