Até o fim desta semana, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam o levantamento dos dados da safra em diversos estados brasileiros. Os números darão suporte às análises que serão publicadas no 6º Levantamento da Safra de Grãos 2021/22, que será divulgado pela Companhia, em âmbito nacional, no próximo dia 10 de março.

O levantamento de informações é feito alternadamente de forma virtual (por contato eletrônico ou telefone) ou em visitas de campo. Neste mês de fevereiro, as consultas são remotas nos estados do Acre, de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, além de Roraima.

Já no caso de Pernambuco, o trabalho é realizado em campo, com as atenções voltadas às estimativas de produtividade média de culturas como milho, arroz e feijão. No estado, a apuração desse levantamento é realizada nos municípios que compõem o chamado Sertão pernambucano.

São Paulo também conta com técnicos distribuídos in loco com foco nas culturas de soja e milho. As viagens se concentram nos municípios do Cinturão de Grãos do estado: de Itapetininga, Itaí, Avaré, Itapeva, Itaberá, Itararé e outros da região.

Também há visitas em campo no Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Entre os dados analisados nos vários estados, destacam-se variáveis como: área plantada, perspectivas de produtividade média, desenvolvimento das lavouras, estágio predominante da cultura, influência das condições climáticas, controle de eventuais pragas e doenças, evolução de colheita e plantio, bem como aspectos mercadológicos.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte