Durante as duas últimas semanas, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) puderam conhecer como são realizados os trabalhos de produção e elaboração de dados produzidos pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), entre eles os relatórios mensais da safra americana. A visitação faz parte do Programa de Intercâmbio Cochran Fellowship Program, promovido pelo governo americano.

Nas visitas, os colaboradores da Companhia puderam conhecer desde o processo de pesquisa para coleta de dados realizados pelo USDA até o processamento das informações obtidas.

“Tivemos a oportunidade de ver como o fechamento dos números acontece. Vimos as amostras que são utilizadas, como eles criam essas amostras, os questionários e como eles tratam esses dados”, como ressalta Lucas Fernandes, analista da Conab.

Na oportunidade, também foram realizadas visitas de campo a uma propriedade rural e a um armazém.

“Esta é uma oportunidade para observarmos as principais diferenças entre a metodologia americana e a brasileira e analisar aquilo que podemos aplicar de melhores práticas à nossa realidade, aos nossos sistemas de levantamento de dados, de produção de estatísticas e incluir nos nossos processos de forma a aprimorar o nosso trabalho e aumentar, ainda mais, a acurácia e, consequentemente, a credibilidade dos nossos números”, pondera o superintendente de Logística Operacional da Conab, Thomé Guth.

O objetivo do programa de intercâmbio é oferecer capacitação em inteligência agrícola para profissionais da área da agricultura de países emergentes, bem como fortalecer e aprimorar os vínculos comerciais entre os países e os interesses agrícolas nos Estados Unidos. Integraram a comitiva brasileira cinco analistas da Companhia, além de um representante do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (lmea), e outro integrante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater/ RS). 

Clique aqui para outras informações sobre o Cochran Fellowship Program.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
[email protected]

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte