A taxa de juros é um índice que é aplicado em produtos financeiros principalmente os ligados ao mercado de crédito. Dessa forma, em suma, esse índice é utilizado para remunerar o dinheiro ao longo do tempo.
Portanto, além de remunerar empréstimos e financiamentos, também é utilizado para remunerar investimentos, especialmente àqueles de renda fixa.
Taxa de juros é um conceito utilizado há muito tempo e na imensa maioria dos países do mundo. Além de servirem como forma de pagamento pelo empréstimo de determinada quantia, esse índice é utilizado também pelos governos como forma de incentivar ou represar a demanda de uma economia.
O mercado de crédito e as taxas de juros podem variar muito de país para país e até de região para região. Nos países desenvolvidos, de forma geral, as taxas de juros costumam ser reduzidas. Esse fator ocorre porque nesses países o risco de inadimplência é menor e também porque a oferta de crédito no mercado todo costuma ser mais extensa. Já nos países emergentes, como é o caso brasileiro, o mercado de crédito costuma ser menor e mais caro.
As taxas de juros nesses países costumam ser mais altas devido ao maior risco de crédito nessas localidades. Além disso, devido aos riscos, a oferta também acaba sendo menor nesses mercados. O alto custo no mercado de crédito pode impactar não apenas o consumo da população, mas também os investimentos das empresas.
Em caso de taxas de juros elevadas no mercado, as empresas tem menos incentivos à tomar empréstimos para realizar novos investimentos, especialmente os investimentos produtivos. Dessa forma, a taxa de juros acaba sendo um fator que pode impactar o ritmo de desenvolvimento da economia.
Visto que em caso de taxas elevadas, além de arrefecer a demanda da população, essa pode ser um fator impeditivo para o aumento dos investimentos e consequentemente do avanço da economia local.
TUDO SOBRE TAXAS DE JUROS | Como as taxas impactam a sua vida
SUNO START: Comece a investir com a Suno Start e garanta uma estratégia eficiente de investimentos desde os seus primeiros passos. Veja mais detalhes por aqui.
Quando vale a pena investir na Renda Fixa?
Os ativos de renda fixa podem auxiliar o investidor a acumular fortuna no longo prazo. Por outro lado, o investimento em renda variável possuem podem possibilitar melhores rendimentos num longo intervalo de tempo.
Os investimentos em renda fixa podem ser importantes dentro de uma carteira diversificada. De preferência, alocada para uma reserva de emergência ou para um fundo de possíveis oportunidades futuras de investimento.
A renda fixa é uma alternativa para quem quer investir o seu dinheiro e preservar a segurança.
Sobre a Suno Research
A Suno Research é uma casa de análise de investimentos focada em fornecer as melhores informações para que o público interessado no mercado de capitais seja capaz de tomar decisões inteligentes de investimento.
Confira as principais assinaturas da casa: