O IBGE acaba de divulgar a PNAD com dados referentes ao mercado de trabalho e este veio melhor que a mediana das projeções no tocante a Taxa de Desemprego. As projeções apontavam que o trimestre encerrado em junho teria uma taxa em torno de 14,6% de desemprego, mas o resultado veio em 14,1%, são 2,1 milhões de pessoas empregadas a mais que em igual período do ano passado.

TAXA DE DESEMPREGO VEM MELHOR QUE AS ESTIMATIVAS, MAS RENDIMENTO SEGUE FRÁGIL. – NECTON | COMENTÁRIO ANDRÉ PERFEITO

Destaque na questão da taxa de desemprego foi o recorde de trabalhadores por conta própria que chegou a 24,8 milhões de pessoas, uma alta de 4,2% em relação ao trimestre anterior, ou seja, mais um milhão de pessoas. Este tipo de trabalho representou praticamente metade dos postos líquidos gerados no trimestre.

Em parte por conta de uma situação mais precária dos postos criados e também por conta da inflação atual em patamar elevado, tivemos uma queda significativa no Rendimento Médio Real Habitual que caiu 3% em relação ao trimestre anterior e uma queda de 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Com o rendimento em queda a Massa Salarial (a soma de todos os rendimentos advindos dos salários) apresentou resultado frágil também e só não foi pior por conta de uma melhora no número de pessoas trabalhando.


Acesse gratuitamente as Carteiras Recomendadas da Necton. Todo mês a área de análise da corretora apresenta as melhores oportunidades de Ações, FIIs, BDRs e muito mais para você, investidor, turbinar seus investimentos.

A escolha é feita por especialistas que assumem o compromisso de selecionar ações, que podem performar acima do Ibovespa a longo prazo, através de uma análise fundamentalista.

Quer acessar? É simples. Abra sua conta agora e tenha acesso completo às Carteiras Recomendadas e diversos outros materiais exclusivos para que seu dinheiro comece a render de verdade!

Abra sua conta e confira cada oportunidade


Taxa de Desemprego

A Massa Salarial ficou estável em relação ao trimestre anterior (-0,55%) e abaixo do ano passado (-1,72%). Com estes dados em mãos nos parece que o PIB do segundo trimestre, que será divulgado amanhã, deve de fato vir próximo de 0% na variação contra o primeiro trimestre de 2021.

De maneira geral o mercado de trabalho segue reagindo por uma mudança de composição em direção ao trabalho mais fluido, por assim dizer. A criação de vagas tende a ser menos formal e por conseguinte com rendimentos mais baixos e esporádicos. Em termos agregados os dados da Massa Salarial apontam para uma demanda das famílias estagnada e neste sentido o IB depende mais do que nunca dos outros componentes da demanda em especial do investimento privado e do setor externo uma vez que sabemos que o governo federal está cortando gastos onde pode.

Amanhã a divulgação do PIB será importante para avaliarmos a dinâmica do processo recente e os efeitos da pandemia na atividade. O que serve de alento foram os dados da Confiança Empresarial divulgada também hoje pela FGV que aponta para uma melhora das expectativas para o terceiro trimestre onde empresários veem com otimismo a vacinação mais generalizada.

Publicidade

CONHEÇA A COBERTURA QUE VAI

AUMENTAR SEU DINHEIRO NOS INVESTIMENTOS

Agendas, Análises, Recomendações, Carteiras e muito mais!