A empresa informou que continuam suspensos o acesso de trabalhadores e a circulação de veículos na zona de inundação da Barragem Xingu, que inclui a Mina Alegria. Esta barragem permanece no nível 2 de emergência, no qual não há risco iminente de ruptura.

A Vale está testando um trem não tripulado para o transporte de minério de ferro nesta região. A implantação deste trem deve demorar entre 1 e 2 meses; permitindo que a usina de Timbopeba mantenha sua operação em cerca de 80% a 100% de sua capacidade.

A paralisação no ramal Fábrica Nova da Estrada de Ferro Vitória a Minas localizado no Complexo Mariana; em função dos riscos da Barragem Xingu, foi anunciada no dia 4/junho. Consideramos a paralisação como muito negativa, se continuar por um longo período, pela possível redução expressiva na produção para este ano. Na época, a Vale informou que os impactos na produção eram de 33 mil toneladas ao dia (12 milhões t/ano) na Usina de Timbopeba e de 7,5 mil toneladas/dia (2,7 milhões t/ano) na Mina Alegria. No dia do anúncio, as ações da Vale caíram 1,7%.

Nossa recomendação para as ações da Vale é de Compra com Preço Justo de R$ 132,00 (potencial de alta em 22%). Em 2021, VALE3 subiu 29,2% e o Ibovespa teve uma valorização de 8,6%. A cotação desta ação no último pregão (R$ 108,15) estava 10,2% abaixo da máxima alcançada nos últimos doze meses e 117,8% acima da mínima deste período.

GUIDE INVESTIMENTOS: Vale (VALE) inicia testes de trem não tripulado para retomar atividades na usina de Timbopeba

A Vale informou que deve retomar, em até 2 meses, as operações da usina de Timbopeba, em Mariana, em Minas, com a implantação de trem não tripulado, utilizando de 80% a 100% de sua capacidade diária de produção, de 33 mil toneladas de finos e minério de ferro.

Após interdição da Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais, a mineradora precisou paralisar a usina por conta de risco de ruptura da estrutura nas áreas próximas à barragem Xingu, da mina Alegria, de acordo com o órgão público.

A Vale afirmou que as atividades continuam suspensas devido à interdição e ressaltou que a barragem permanece em nível 2 de emergência e que “não há risco iminente de ruptura”, conforme Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração, de acordo com o comunicado

“É permitido apenas, mediante rigoroso protocolo de segurança, o ingresso de pessoas que trabalham nas atividades de estabilização da estrutura e nas ações estruturantes para implementação do trem não tripulado”, informa o comunicado.

A mineradora ainda afirma que “após a integral implementação, o trem não tripulado percorrerá um trecho de 16 km por meio de sistema de controle integrado capaz de realizar operações de aceleração e frenagem dinâmica de forma automática”.

Impacto: Marginalmente positivo. A Vale vem se posicionando de forma a mitigar risco por meio de uso de tecnologia ao mesmo tempo que consegue dar sequência a sua produção. A mineradora tem feito um bom trabalho de reconstrução de sua imagem, além de pagamentos emergenciais aos atingidos pelos desastres de Mariana em 2015, e Brumadinho em 2019, bem como o plano de descaracterização de barragens, para prevenir novos acidentes.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.