Caso você ainda não tenha feito isso, o seu Imposto de Renda, se informe muito bem, leia tudo no site da Receita Federal e publicações especializadas, porque como diz a galera “o bagulho é doido”. Talvez para quem está acostumado, não seja, mas aqui vamos focar em quem está embarcando há pouco tempo, como eu, nesta viagem dos investimentos e suas modalidades.
Pela primeira vez declarei meus dividendos para o IRPF. Que sufoco! Fui em várias abas do programa, não entendia, voltava ao site da Receita, lia, relia, e fui seguindo os passos sem tentar adivinhar nada. Cheguei no local e, pasmem, diferente do que haviam me informado que era só importar o pdf com os rendimentos, não tinha essa opção. Foi preciso colocar o CNPJ de cada empresa/fundo e a graninha de cada um que recebi em proventos. Não eram grandes coisas, mas fiquei orgulhosa de mim. De ter a disciplina de manter as ações e os fundos durante um ano, pensar em investir antes de comprar uma garrafa de vinho.
Em 2024 tenho aumentado o número de ações, nas mesmas empresas e os Fundos Imobiliários (FIIs), também mais uma grana na renda fixa, em CDB. Acredito que por causa disso, meu IR 2025 vai ter muito mais proventos a declarar, mas eu já terei a expertise. E estarei bem felizinha…
Ah, vou deixar este link aqui do InfoMoney que dá um passo-a- passo: Como declarar dividendos no Imposto de Renda 2024
Seguimos de Malas Prontas, porque ainda não é hora de parar. <3