Em especial livros desta semana, a indicação segue a linha da pauta Mulheres em Ação, um ambiente com conteúdos exclusivos que contribuem para uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária. A história de Sueli Carneiro é daquelas que todos nós devemos conhecer. Pela sua notoriedade, muitos de nós já ouvimos falar sobre ela. Mas entender como ela chegou até aqui é fundamental.
Sueli Carneiro
Sueli Carneiro – Retratos do Brasil Negro é o relato da trajetória da ativista antirracismo do movimento social negro brasileiro. Feminista e intelectual, fundadora do Geledés – Instituto da Mulher Negra, Sueli é uma das personalidades políticas mais instigantes da atualidade. Entender sua história de vida, suas influências e as mudanças concretas geradas por sua militância é compreender parte do cenário espacial, político e geográfico do movimento social negro contemporâneo.
Um dos principais pontos abordados no livro é a importância de reconhecer a existência de um racismo estrutural no Brasil. Ao qual se manifesta em diferentes esferas da sociedade e é responsável pela marginalização e exclusão de pessoas negras. Além disso, destaca a necessidade de se criar políticas públicas e espaços de representatividade para a população negra. Dessa forma, garantir a igualdade de oportunidades e o reconhecimento da diversidade racial do país.
O livro “Retrato do Brasil Negro” é considerado uma referência importante para os estudos sobre a questão racial no Brasil e uma obra fundamental para compreender as lutas e demandas do movimento negro no país.
Fonte: Amazon