Ranking de Ações: LAME4 na liderança com alta de 19,79%.

Qual ação estará no topo do Ranking?
A sua será a líder ou ficará na lanterna?

👉 Acesse aqui e saiba mais!


🌎 CENÁRIO EXTERNO

Powell fala no Senado

Mercados

Bolsas asiáticas iniciaram a semana sem direção única, com destaque positivo para as bolsas chinesas em dia que não houve negociações no Japão em função de um feriado nacional. Na zona do euro, índices acionários voltaram a amanhecer em tom baixista: o Stoxx 600, índice que abrange uma gama de ativos de todo o continente, registra baixa de 1,1% até o momento. Em NY, índices futuros também esboçam uma abertura desfavorável para bolsas americanas, com quedas da ordem de 0,6%, enquanto o dólar (DXY) passa a se valorizar contra os seus principais pares. Na fronte das commodities, ativos ensaiam mais uma sessão em terreno predominantemente positivo. O preço do petróleo (Brent Crude – ICE) registra avanço de 0,9%, negociado próximo dos US$ 65,80/barril.

Powell fala no Senado

Em dia de poucas novidades no noticiário, mercados voltaram a abrir em tom baixista, com preocupações em torno do retorno da inflação e a pressão exercida sobre os juros na medida em que a atividade econômica se recupera nas economias centrais. Neste contexto, ações de tecnologia e outros setores que se destacaram durante a pandemia voltam a liderar as perdas enquanto commodities sustentam tendência positiva. Como destaque do dia, investidores avaliaram a fala de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (BC americano), durante a sua apresentação do relatório semestral da instituição no Senado americano. A expectativa é que Powell volte a mostrar tranquilidade com relação ao risco inflacionário no curto prazo; sustentando a intenção do Fed de manter uma postura extremamente acomodatícia por mais um bom tempo.

Inflação europeia

Depois de 5 meses em terreno deflacionário a taxa de inflação anual da zona do euro voltou a registrar variação positiva em janeiro. No mês, uma alta de 0,2% na margem levou a inflação acumulada para 0,9%, liderada pela inflação dos serviços e bens industriais (ex-setor energético) enquanto preços de energia passaram a cair na margem (-0,41 p.p.). O resultado vai em linha com a estratégia do Banco Central Europeu de reviver a economia do bloco, movimento que ganha ímpeto com o decorrer das campanhas de vacinação. Não obstante, a instituição deverá sustentar uma postura ultra estimulativa por mais tempo pois, apesar da melhora; o ritmo de crescimento dos preços segue bem abaixo de sua meta de 2,0%.

Na agenda

Na mesma hora da fala de Powell, às 12h, o investidor recebe o índice de confiança do consumidor americano em fevereiro, dado divulgado pelo Conference Board.

CENÁRIO BRASIL

PEC emergencial deve substituir cortes por congelamentos de gastos

Substitutivo da PEC emergencial

Uma minuta (versão preliminar) da redação da PEC emergencial está circulando pelo Senado em antecipação da possível votação no plenário do Senado na quinta-feira. O substitutivo editado pelo relator da proposta, o senador Marcio Bittar (MDB-AC), inclui uma série de gatilhos a serem acionados quando as despesas obrigatórias atingem 94% da despesa primária total da União que impedem o crescimento de um grande número de gastos (ajuste do salário-mínimo, aumento para servidores, criação de novos cargos, contratações e a criação de novas despesas obrigatórias, entre várias outras).

Congelamentos substituem cortes

Diferente do projeto original apresentado em novembro de 2019, a proposta não contempla corte de 25% nos salários de servidores públicos; a redução de benefícios fiscais, ou o congelamento das aposentadorias. O congelamento do salário dos servidores já tinha sido acertado para 2021 como contrapartida ao resgate financeiro dos estados e municípios, mas agora deve ser estendido por dois anos adicionais. A extensão do congelamento será possibilitada por uma nova declaração de calamidade pública que deve ser feita logo após aprovação da PEC. Apesar de não ter o impacto do projeto original e ser composta por congelamentos e não cortes; o impacto fiscal da matéria ainda deve ser relevante.

Auxílio emergencial

Apesar de não realizar cortes imediatos que viabilizam o retorno do auxílio emergencial dentro do teto de gastos, a proposta visa abrir caminho para reinstituir o programa sem que os recursos sejam restritos pelas principais regras orçamentárias que limitam os gastos públicos da União (regra de ouro, teto de gastos e meta fiscal). Segundo o projeto, o custo do auxílio não deve superar R$ 30 bi.

Conselho da Petro veta novo presidente

O conselho de administração da Petrobras deve se reunir hoje para analisar a nomeação do general da reserva Joaquim Silva e Luna à presidência da estatal. Luna vem para substituir Roberto Castelo Branco, demitido pelo presidente Jair Bolsonaro. Entre os 11 conselheiros, 6 foram indicados pela União como sócia majoritária– incluindo o presidente, Eduardo Bacellar Leal Ferreira, um almirante de esquadra da reserva. Outros 3 foram eleitos pelos acionistas da empresa e o último foi eleito pelos funcionários. Marcelo Mesquita de Siqueira Filho, eleito pelos acionistas, é sócio-fundador da gestora Leblon Equities. A expectativa é que o conselho aprove a nomeação, mas a decisão pode não ser unânime. Caso o nome não seja referendado, Bolsonaro ainda poderá nomear novos conselheiros para forçar a aprovação do general à presidência da petroleira na próxima reunião do conselho.

Senado negocia vacinas

Em tentativa de destravar as negociações com a Pfizer e Janssen (Johnson & Johnson) pela compra de novas vacinas, senadores se reuniram com representantes dos laboratórios. O encontro esclareceu por que o Brasil não consta entre os 67 países que já compraram imunizantes da Pfizer: o Planalto se recusou assumir a responsabilidade por eventuais disputas jurídicas decorrentes da vacinação em território nacional.

Brasil, Argentina e Venezuela

Na América do Sul, o Brasil, junto da Venezuela e da Argentina, foi o único país a não aceitar a cláusula de exceção jurídica. Bolsonaro fez menção a essa questão em dezembro com o agora infame fala sobre “tomar a vacina e virar um jacaré”. Segundo representantes da Pfizer, caso o governo tivesse aceitado a cláusula, os imunizantes da Pfizer teriam sido disponibilizados ao governo já em dezembro. Lideranças do Senado agora pretendem aprovar uma emenda à medida provisória que regulamenta a compra de vacinas que assuma a responsabilidade jurídica e possibilite a compra das vacinas.

Na agenda

Não existem indicadores relevantes a serem divulgados ao longo desta 3ªfeira.

E os mercados hoje?

Mercados globais voltaram a amanhecer em tom predominantemente negativo, com receio inflacionário ainda promovendo o ajuste das bolsas; principalmente de papéis que se destacaram durante a pandemia. Como destaque no noticiário, Jerome Powell apresenta o relatório semestral do Federal Reserve no Senado. No Brasil, as atenções seguem voltadas à novela da Petrobras enquanto o investidor baliza expectativas com a divulgação do texto preliminar da PEC emergencial. No entanto, após um dia de sangria na 2ªfeira, o mercado parece estar ensaiando uma manhã de ajuste na bolsa local e, portanto, acreditamos em uma abertura de viés positivo para o dia.

Publicidade

Essas ações extremamente baratas podem mudar seu 2025!